17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Fatma aponta 20 pontos impróprios para banho em Florianópolis

spot_img

Fatma aponta 20 pontos impróprios para banho em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou nesta sexta-feira, 10, o 3º relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014, o primeiro de 2014. No estudo, 20 pontos foram considerados impróprios em Florianópolis, dos 66 analisados. Já no estado foram 59 impróprios, dos 200 analisados.

Na Capital, além dos balneários do Continente, estão com pontos impróprios Ingleses, Riozinho (Campeche), Ponta das Canas, Canasvieiras, Pântano do Sul, Praia Brava e Lagoa da Conceição. O relatório completo pode ser lido aqui.

De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, houve um pequeno aumento de números impróprios já esperados devido às chuvas na primeira semana de janeiro e ao aumento considerável de pessoas no litoral. "Com a população mais que dobrando em algumas cidades do litoral, significa mais descarte de lixo e esgoto", disse.

As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais / E coli amostradas nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar.

A Fatma sugere aos banhistas que procurem locais afastados de rios, riachos e galerias de drenagem pluvial, especialmente de 24h a 48h após maior volume de chuvas, pois há maior probabilidade de haver fontes poluidoras nestes pontos. O órgão irá repor placas danificadas a partir dessa segunda-feira (13).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img