21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Florianópolis está com 18 pontos impróprios para banho, segundo a Fatma

spot_img

Florianópolis está com 18 pontos impróprios para banho, segundo a Fatma

spot_imgspot_img

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou na última semana o segundo relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014. Em Florianópolis, dos 66 pontos avaliados, 18 estão impróprios para banho. Um índice de impropriedade, portanto, de 27,27%. Clique aqui e confira o relatório estadual.

Na Capital, os pontos impróprios ficam nas seguintes praias: Ingleses, Campeche, Canasvieiras, Ponta das Canas e Lagoa da Conceição – além, claro, de Itaguaçu, Coqueiros, Bom Abrigo e a Beira-Mar Norte.  

As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais / E coli amostradas nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar. De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, a ligação incorreta na rede de esgoto, os efluentes provenientes de sistemas individuais de tratamento (fossa/filtro) ineficientes, de sistemas coletivos incompletos ou com operação irregular ou mesmo de esgoto bruto tem sido a principal causa para a poluição nas praias.

A Fatma sugere aos banhistas que procurem locais afastados de rios, riachos e galerias de drenagem pluvial, especialmente de 24h a 48h após maior volume de chuvas, pois há maior probabilidade de haver fontes poluidoras nestes pontos.

A Lagoa da Conceição possui 9 pontos analisados. Isso porque é um local que preocupa o órgão por ter características próprias como a pouca circulação de água e falta de oxigenação, além de um número demasiado de ligações clandestinas de esgoto.

Santa Catarina possui mais de 200 praias e nem todas apresentam necessidade de monitoramento.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img