20.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Fatma inicia operação contra poluição em Canasvieiras

spot_img

Fatma inicia operação contra poluição em Canasvieiras

spot_imgspot_img

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) deu início a uma grande operação contra a poluição na praia de Canasvieiras. As ações, integradas com a Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Secretaria de Obras, Floram, Vigilância de Saúde, Casan, Agesan e Comcap, visam limpar o Rio do Brás, que desemboca na praia do Norte da Ilha, e evitar que esgotos clandestinos e resíduos contaminantes sejam despejados no local.

A força-tarefa reuniu-se na manhã desta terça-feira (19), com a participação de vereadores integrantes da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, representante da Comissão do Meio Ambiente da OAB e representante do Ministério Público de Santa Catarina, definindo as seguintes ações:

1. Às 14h de hoje a Comcap junto com os técnicos da Fatma vai planejar a limpeza da margem do Rio do Brás. Os técnicos vão orientar sobre as licenças necessárias para poder fazer a limpeza em um curto prazo.

2. Às 8h de amanhã (20), fiscais da Fatma e da Vigilância de Saúde vão começar a monitorar esgotos clandestinos em toda a margem do Rio do Brás.

3. Na quinta-feira (21), a força tarefa se reuni na praia dos Ingleses, Rio Capivari, para definir as primeiras ações na região.

4. Na sexta-feira (22), todas as entidades voltam a se reunir na Lagoa da Conceição para as ações daquela região.

O presidente da Fatma, Gean Loureiro, destaca que essas medidas emergenciais, nos três pontos programados da Ilha, serão paralelas à criação de uma comissão para analisar outras medidas, de médio e longo prazo, para resolver de forma mais eficaz o problema de balneabilidade de algumas praias de Florianópolis. A força-tarefa deve ser ampliada para as outras praias da Capital. A ideia, de acordo com Gean, é que Florianópolis seja o ponto de partida para ações em conjunto com todos os órgãos no litoral catarinense. “Começamos por Florianópolis, mas vamos chamar as prefeituras de todas as cidades litorâneas em que a Fatma faz a análise de balneabilidade para revertermos um quadro de poluição nas praias” finaliza Gean.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img