19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Faturamento do setor de serviços em Santa Catarina cresce abaixo da inflação

spot_img

Faturamento do setor de serviços em Santa Catarina cresce abaixo da inflação

spot_imgspot_img

A receita dos serviços cresceu no mês de março 7,6% em Santa Catarina na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Serviço (PMS) divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira, 21. No acumulado de 12 meses, a receita nominal também se encontra em 7,6%. Nos Serviços prestados à família, o crescimento catarinense no acumulado de 12 meses foi de 14,4%; Serviços de informação e comunicação, 8,2%; Serviços profissionais, administrativos e complementares, 11,6%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, 4%; e Outros serviços, 13,5%.

Para a Fecomércio SC,  o resultado do mês de março chama atenção para o fato preocupante de já ser o 13º mês consecutivo no Brasil, e o quinto mês em Santa Catarina, que o faturamento cresce abaixo da inflação do setor no país. Em março de 2015, o IPCA dos serviços foi de 8,03%. Ou seja, cada vez diminui mais a capacidade do setor de repassar o aumento de custos para o preço final, devido à retração da demanda, situação que, se persistir, tende a trazer impactos negativos mais fortes, ao diminuir as margens de lucro e os investimentos ao setor.

O setor de serviços catarinense sofre os impactos da desaceleração do comércio, cujo volume de vendas no acumulado de 12 meses se reduz a cada mês, chegando a uma taxa mínima de crescimento de 0,1% em março de 2015, e da indústria que em 12 meses recuou -4,7% no Brasil e -4,3% em Santa Catarina, segundo dados do IBGE. Os serviços andam juntos com a atividade industrial, especialmente aqueles que se relacionam com os transportes.

No Brasil, o setor de serviços do país teve crescimento nominal de 6,1%, na comparação com igual mês do ano anterior, superior às taxas de fevereiro (0,9% revisado) e janeiro (1,8%), retornando aos patamares de abril e setembro de 2014. A taxa acumulada no ano atingiu 2,9% e em 12 meses, 4,6%.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img