27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

FCC reúne interessados de SC no Ano da França no Brasil

spot_img

FCC reúne interessados de SC no Ano da França no Brasil

spot_imgspot_img

Anita Pires, presidente da FCC, se reuniu no dia 19/01 com representantes de oito instituições interessadas em promover eventos em comemoração ao ano da França no Brasil: FloripAmanhã, Acolhida na Colônia, Instituto Ilhópolis, Aliança Francesa, Projeto Zé Perri, UDESC, PROESC, UFSC e Convergência Osyna.

A próxima reunião acontece no dia 16 de fevereiro, onde serão discutidos os dois filmes propostos pela Aliança Francesa e Convergência Osyna.

Segundo Pires, o governo de Santa Catarina também participará dos eventos, com uma programação variada que já está em elaboração.

O ano de 2009 será marcado pelas homenagens à cultura francesa no Brasil. O lançamento do Ano da França no Brasil foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de dezembro, por ocasião da vinda do presidente daquele país Nicolas Sarcozy. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou da cerimônia.

As festividades, também chamadas de França.Br, acontecerão de 21 de abril a 15 de novembro de 2009, em todas as regiões brasileiras em reciprocidade ao Ano do Brasil na França, realizado em 2005. Dentre as atividades previstas para o evento estão chancelados: Abertura do Ano da França no Brasil, no dia 21 de abril, no Rio de Janeiro; Festival de Ópera de Manaus; Festival Mundial do Circo em Belo Horizonte; homenagem especial à França no Festival de Música Clássica de Campos do Jordão; show de música francesa e africana em São Luís no Maranhão, e a inauguração do Centro de Música Negra de Salvador.

A programação será dividida em três conceitos: França Hoje, França Diversa e França Aberta. O primeiro traduz a idéia da França contemporânea como criação artística, o segundo irá trazer a diversidade da sociedade francesa, e o terceiro, debates sobre os grandes temas da globalização. O objetivo do Ano da França no Brasil é levar para as diversas cidades brasileiras um pouco da cultura francesa.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img