24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Felipe Coelho traz música instrumental para Florianópolis

spot_img

Felipe Coelho traz música instrumental para Florianópolis

spot_imgspot_img

Turnê Cata Vento dia 02 de setembro no Teatro Álvaro Carvalho

A turnê CATA VENTO, do músico catarinense Felipe Coelho, passa por quatro capitais nos próximos meses: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. Capturar idéias é a essência do segundo álbum da carreira do músico.

O quarteto de cordas, que tem origem no período clássico, é acompanhado por um trio de jazz (com bateria e baixo acústico), em uma mistura de ritmos influenciados pelas músicas brasileira e flamenca, e também do jazz. “Este trabalho não tem fronteiras culturais. A sua única beleza é a música”, ressalta Felipe.

Canções inéditas e composições próprias traduzem, no decorrer do show, a pluralidade de influências musicais do artista e do sexteto que o acompanha. Os destaques do repertório são Rojo Y Amarillo, que traduz a influência flamenca na formação e pesquisa acadêmica de Felipe Coelho, e Choro Fantasiado, uma aproximação do músico com o choro, considerado um ritmo genuinamente brasileiro.

No início do mês de julho a Funarte – Fundação Nacional de Artes, ligada ao Ministério da Cultura, contemplou a turnê Cata Vento com o Prêmio Circuito Funarte de Música Popular, um dos prêmios mais significativos da música popular brasileira. Com isto a turnê, inicialmente programada para rodar quatro capitais ganha um novo roteiro para sete cidades do Centro-Oeste brasiliero. No início de 2011, a turnê passará por mais nove cidades na região Sul.

Felipe Coelho, estudos e talento impulsionam carreira

Premiado com o Circuito Funarte de Música Popular 2010 e com o Prêmio Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura 2009, Felipe Coelho é um dos novos destaques da música instrumental brasileira.

Iniciou seus estudos aos seis anos de idade e desde então mostrou aptidão para a música, estudando cerca de cinco horas por dia. Sua formação aconteceu nos Estados Unidos, com intensa participação nas chamadas Big Bands. Felipe é bacharel e Mestre em Jazz Studies com foco em performance de violão e guitarra nas Universidades do Alabama e da Geórgia (EUA), respectivamente, como bolsista. Compositor e arranjador, tendo se apresentado junto a companhias de dança flamenca e em diversas formações de música instrumental no Brasil, Estados Unidos e em navios de cruzeiro por diversos países.

Durante este período, ainda, teve a oportunidade de estudar e conhecer o trabalho de grandes nomes do jazz daquele país, como David Baker, Fred Hamilton, Jamey Aebersoud, Gene Bertoncini, Frank Vignola, Randy Brecker e outros.

De volta ao país lança seu primeiro CD, Raízes Trançadas, com apoio da Lei Rouanet, cuja divulgação atingiu repercussão nacional. Está em turnê com seu segundo álbum Cata Vento, premiado com o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2009, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina e produz seu terceiro disco, Musadiversa, junto com o pianista Luiz Gustavo Zago, que tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

O que dizem os especialistas

“O violonista catarinense Felipe Coelho mostra música instrumental de boa qualidade, […] assina todas as composições e luxuosos arranjos criando belos climas que evocam as belas paisagens do litoral sul brasileiro, revelando-se um grande talento…” (Revista- Guitar Player abril 2008)

“Em um trabalho autoral, é admirável quando um músico consegue sintetizar com naturalidade influências de gêneros teoricamente incompatíveis entre si, criando o seu sotaque musical particular. Em seu ótimo CD de estréia, o violonista Catarinense Felipe Coelho prova que o choro, a música indiana, o flamenco e o gypsy jazz podem dialogar pacificamente em suas composições, brasileríssimas por sinal” (Revista Violão Pro – abril 2008).

Ficha Técnica – Turnê Cata Vento

Felipe Coelho – Violão;

Tales de Oliveira Custódio – Violino;

Elias Vicente Souza – Violino;

Marco Origuella – Viola;

Frederico Malverde – Violoncelo;

Rafael Calegari – Contrabaixo;

Mauro Borghezan – Bateria

Produção Executiva: Harmonico Projetos Culturais

Duração do espetáculo: 01h30min

Apoio: Lei Federal de Incentivo a Cultura

AGENDA

Quando: 02 de setembro

Local: Teatro Álvaro de Carvalho

Horário: 20h30min

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)

_____________________________________________

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img