27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Fernando Menezes, Clara Mateus e Lara Candemil, do Veleiros da Ilha, conquistam o 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist

spot_img

Fernando Menezes, Clara Mateus e Lara Candemil, do Veleiros da Ilha, conquistam o 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist

spot_imgspot_img

Velejadores do Iate Clube de Santa Catarina celebraram o título nesta segunda-feira (2), em Jurerê.

 

Os velejadores do Veleiros da Ilha fizeram a festa competindo em casa. Fernando Menezes, Clara Meyer Mateus Cardoso e Lara Candemil  foram os campeões do 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, encerrado nesta segunda-feira (2), em Jurerê. Nesta segunda-feira (2) foram realizadas as duas últimas regatas e os velejadores do ICSC foram os protagonistas no encerramento da competição. 

 

Em seu último campeonato na classe Optimist, Fernando Menezes teve um final de semana bastante consistente, vencendo duas das sete regatas e conquistando ainda dois segundos lugares. Com 14 pontos perdidos, o atleta catarinense comemorou mais um belo resultado em sua trajetória na classe. Em 2019, Fernando foi quarto colocado no campeonato europeu e neste ano se classificou para o Mundial (que não foi realizado). Essa foi a última competição do atleta na categoria Optimist. 

 

“Foi muito legal ter terminando minha trajetória no Optimist com vitória, ainda mais aqui em Jurerê, no Veleiros da Ilha. Estou muito contente por mim e pelo meu irmão, que foi vice-campeão. Estou preparado para encarar as classes de Vela Jovem”, disse Fernando Menezes.

 

O segundo lugar na classificação geral também ficou com um velejador do Iate Clube de Santa Catarina. Vice-campeão sul-americano, terceiro colocado no campeonato asiático e integrante da equipe brasileira no Campeonato Mundial, Guilherme Menezes também fechou um ciclo repleto de bons resultados na classe com o vice-campeonato no Sul-Brasileiro. Atual campeão brasileiro, Lucas Freitas (ICRJ – RJ) ficou na terceira posição, seguido por Pedro Rosa (Jangadeiros – RS) e Clara Meyer Cardoso Mateus (ICSC – SC).

 

Clara é campeã no Feminino:

 

Sexta colocada na classificação geral, Clara Meyer Cardoso Mateus comemorou o título na categoria Feminino. Ela que representou o Veleiros da Ilha em diversas competições internacionais ao longo dos últimos anos, também encerrou seu ciclo na classe Optimist e agora ingressa na Vela Jovem. Com 46PP, a catarinense terminou na primeira posição, com Cristina Iglesias (YCSA – SP), em segundo lugar, e  Joana Freitas (ICRJ – RJ)  na terceira posição. 

 

“Foi uma despedida excelente do Optimist. Consegui velejar muito bem na minha última regata e estou muito feliz com o título. Agora é começar a me preparar para a Vela Jovem”, disse Clara. 

 

Ainda pela categoria Feminino, o Iate Clube de Santa Catarina contou com a ótima participação de Lívia Nogueira, sexta colocada, e que também encerrou sua trajetória no Optimist e agora vai traçar novos caminhos na Vela Jovem.

 

Flotilha do ICSC tem grande destaque no 42º Campeonato Sul-Brasileiro:

 

Além dos títulos de Fernando e Clara e do vice-campeonato de Guilherme, a flotilha do ICSC teve muito para comemorar. Muito próximo do top-10, Davi Neves concluiu o Sul-Brasileiro em 11º fazendo bonito em sua estreia como Veterano na competição. Vale ressaltar que Davi conquistou o bicampeonato (2018 e 2019) do evento como Estreante. João Marcelo Carlin também fez um ótimo campeonato e terminou a competição na 12ª posição geral. Completando a flotilha de Veteranos do Veleiros da Ilha, Lucca Carbone foi o 31º e Heitor Rangel o 35º.

 

Lara Candemil é campeã geral no Estreante:

 

Pelo terceiro ano consecutivo o Veleiros da Ilha celebrou o título geral entre os Estreantes. Repetindo o feito de Davi Neves (2018 e 2019), Lara Candemil foi a campeã em 2020, assumindo a liderança na reta final da competição. Em uma disputa acirrada com João Pedro Prandini (RGYC – RS), a jovem atleta do Veleiros da Ilha confirmou o título nas duas últimas regatas da competição. 

 

O Iate Clube de Santa Catarina comemorou aunda com Sofia Moreira, segunda colocada no Feminino e terceira no geral,, e Luiza Meyer Cardoso Mateus, em terceiro, fechando o pódio com três atletas do Iate Clube de Santa Catarina. 

 

Confira a lista de campeões:

 

Veteranos – Geral: Fernando Menezes (ICSC – SC)

Veteranos – Masculino: Fernando Menezes (ICSC – SC)

Veteranos – Feminino: Clara Meyer Cardoso Mateus (ICSC – SC)

Veteranos – Juvenil Masculino: Fernando Menezes (ICSC – SC)

Veteranos – Juvenil Feminino: Clara Meyer Cardoso Mateus (ICSC – SC)

Veteranos – Infantil Masculino: Lucas Freita (ICRJ – RJ)

Veteranos – Infantil Feminino: Cristina Iglesias  (YCSA – SP)

Veteranos – Mirim Masculino: Davi Neves (ICSC – SC)

 

Estreantes – Geral: Lara Candemil (ICSC – SC)

Estreantes – Masculino: João Pedro Prandini (RGYC – RS)

Estreantes – Feminino: Lara Candemil (ICSC – SC)

Estreantes – Juvenil Masculino: Lucas Althaus (CDJ – RS)

Estreantes – Infantil Masculino: João Pedro Prandini (RGYC – RS)

Estreantes – Infantil Feminino: Luiza Meyer Cardoso Mateus (ICSC – SC)

Estreantes – Mirim Masculino: João Vitor Rocha de Barros (CDJ – RS)

Estreantes – Mirim Feminino: Lara Candemil (ICSC – SC)

 

O 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist  faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato. O evento é realizado em uma parceria entre o Iate Clube de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Esporte – FESPORTE.

 

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img