17.9 C
fpolis
quarta-feira, outubro 20, 2021
cinesytem

Fernando Morais dará palestra na entrega do 2º Prêmio Fecomércio de Jornalismo

spot_img

Fernando Morais dará palestra na entrega do 2º Prêmio Fecomércio de Jornalismo

spot_img

O escritor e jornalista Fernando Morais, autor de Chatô, o rei do Brasil (1994), Olga (1985), A Ilha (1976), Corações Sujos (2000) e Os últimos soldados da Guerra Fria (2011), entre outros livros, será o palestrante na cerimônia de entrega do 2º Prêmio Fecomércio SC de Jornalismo, no próximo dia 10 de junho, às 19h, no Sesc de Cacupé, em Florianópolis. Morais falará sobre os "Rumos do jornalismo, crise na mídia tradicional e credibilidade das informações em tempos de redes sociais". O evento é gratuito e aberto ao público. 

Em sua segunda edição, o Prêmio Fecomércio SC de Jornalismo vai distribuir R$ 60 mil em prêmios para as melhores matérias veiculadas na imprensa catarinense abordando temas como a representatividade do comércio na economia catarinense, competitividade empresarial, empreendedorismo, sindicalismo e associativismo empresarial, inovação, políticas públicas e legislação que contemplem a categoria econômica do comércio. Os prêmios são distribuídos em quatro categorias: Jornalismo impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Destaque acadêmico (para matérias dos cursos de Jornalismo das universidades catarinenses).

Mineiro da cidade de Mariana, onde nasceu em 1946, Fernando Morais atua no jornalismo desde a década de 1960, tendo trabalhado nas redações do Jornal da Tarde, Veja, Folha de S. Paulo e TV Cultura. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo, além de um Prêmio Jabuti de Livro do Ano, em 2001, por Corações Sujos, e, do prêmio de Melhor Livro de não-ficção da 1ª Bienal do Brasil (em Brasília, em 2012), por Os últimos soldados da Guerra Fria. Seus livros foram traduzidos e publicados em 37 países. O filme Chatô, baseado na sua biografia de Assis Chateaubriand (1892-1968), o dono dos Diários Associados, dirigida por Guilherme Fontes, deve estrear ainda neste semestre.

Candidato a governador de São Paulo pelo PMDB, em 2002, Fernando Morais foi deputado (1978-1986), secretário da Cultura (1988-1991) e da Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Superior da Telesur, TV pública latino-americana sediada em Caracas, na Venezuela, Morais atualmente escreve um livro sobre a trajetória política do ex-presidente Lula, de sua prisão, em 1980, à transmissão do cargo à presidente Dilma Rousseff.

spot_img
spot_img