27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Dobradinha do Negão Marcio agita a Grande Florianópolis neste domingo

spot_img

Dobradinha do Negão Marcio agita a Grande Florianópolis neste domingo

spot_imgspot_img

Prato saboroso que faz parte da culinária popular brasileira será servido ao ritmo de muito, samba, pagode e animação

No próximo 19 de setembro (domingo) às 12h, acontece a segunda edição da “Dobradinha do Negão”, no Clube Novo Horizonte, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis/SC (Próximo a sede da Polícia Federal)

A expectativa dos organizadores é reunir mais de 300 pessoas, que além de saborear um dos pratos saborosos que fazem parte da culinária popular brasileira, a dobradinha, poderá conferir show de pagode, samba e diversas outras atrações para todos os públicos.

Marcio Fernandes da Costa, idealizador do evento que leva o seu nome, é manezinho da Ilha e torcedor do Avaí. Garçom há mais de 30 anos, está sempre envolvido em eventos do gênero. Para ele a Dobradinha é um prato sem igual. “Dobradinha é uma daquelas receitas que se você gosta, você ama de verdade. Sempre que alguém fala, você pensa nela e a boca enche de água”, explica Marcio, que é casado e tem três filhos.

PARA ANOTAR NA AGENDA: 2ª Dobradinha do Negão Marcio: Acontece no dia 19 de setembro (domingo) às 12h, no Clube Novo Horizonte, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis/SC (Próximo a Sede da Polícia Federal). O valor do ingresso (com direito a camiseta) custa R$ 20,00 e podem ser adquiridas na Banca de Revistas Vício da Leitura, no Angeloni da Beira-Mar (48) 9105-7585). Informações sobre o evento, com Márcio, no (48) 9121-3810.

O que é afinal Dobradinha?

A Dobradinha (português brasileiro) ou dobrada (português europeu) faz parte da culinária popular, preparado com estômago de boi (bucho) cortado em tirinhas pequenas, cozido com grande variedade de condimentos e acompanhamentos, como feijão branco, batatas, tomate, pimenta, sal e outros temperos (as receitas sofrem variações).

É prato tradicional da cozinha do norte de Portugal e de diversas regiões Brasil, como no Sul. Foi tema de célebre poema de Fernando Pessoa, Dobrada à moda do Porto. Na cidade do Porto e na região circundante, a dobrada é conhecida como tripas, sendo o prato mais conhecido designado por Tripas à moda do Porto. O gentílico tripeiro, que designa um habitante da cidade do Porto, é derivado precisamente deste prato ancestral. (Wikipédia)

Sugestão de receita

Ingredientes:

400 gramas de bucho cortado em tiras e picado
2 xícaras de (chá) de feijão-branco
1 e ½ litros de água
2 lingüiças defumadas
100 gramas de bacon
2 folhas de louro
½ xícara de (chá) de óleo
2 cebolas picadas
1 dente de alho socado
1 tomate picado
1 colher de (chá) de sal
tempero baiano a gosto

Modo de fazer:

Lavar o feijão e deixar de molho em 1 litro de água de um dia para outro. Colocar o feijão numa panela de pressão com a água em que ficou de molho. Juntar a lingüiça em rodelas, o bacon picado e as folhas de louro. Tampar a panela e deixar cozinhar até o feijão ficar quase macio. Enquanto isso, refogar no óleo as cebolas, o alho e o tomate. Acrescentar um pouco de água, juntar o bucho e envolver mais um pouco. Juntar o refogado com o bucho ao feijão, que ainda está cozinhando. Temperar com o sal e o tempero baiano. Cozinhar até que o feijão e as carnes fiquem macios. Se necessário, acrescentar mais água fervente. Servir quente.

Serviço:

O que? 2ª Dobradinha do Negão Marcio
Quando? 19 de setembro (domingo) às 12h
Onde? Clube Novo Horizonte, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis/SC (Próximo a sede da Polícia Federal)
Valor: R$ 20,00 (com direito a camiseta)
Local de compra do ingresso: Banca de Revistas Vício da Leitura, no Angeloni Beira-Mar Norte (48) 9105-7585
Informações: (48) 9121-3810 (c/ Márcio)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img