fique por dentro de floripa

- Variedades - Festivais e shows celebram o Dia Mundial do Rock em todo país

11.07.2019

Festivais e shows celebram o Dia Mundial do Rock em todo país

11.07.2019
Festivais e shows celebram o Dia Mundial do Rock em todo país
Foto: Pexels / Divulgação

Do Rock in Rio e Lollapalooza a bandas independentes, vários eventos comemoram o estilo musical que encanta todas as idades

Celebrado em 13 de julho, o Dia Mundial do Rock é uma data especial para os amantes de música, shows e grandes festivais. Nesta data, em 1985, grandes nomes como Paul McCartney, Bob Dylan, Led Zeppelin, U2 e Queen se reuniram para arrecadar fundos para os famintos da etiópia no estádio de Wembley, em Londres, no festival Live Aid, um dos melhores festivais internacionais da época. Alguns artistas também se apresentaram na Filadélfia, em Syndey, Moscou e no Japão com uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão do mundo.

O evento foi o palco do lendário show do Queen, recentemente retratado no longa “Bohemian Rhapsody”, filme biográfico sobre a vida de Freddie Mercury. Na ocasião, o cantor agitou a plateia e fez multidões cantarem com ele em coro os grandes sucessos da banda. Festivais como esse ficaram na memória dos fãs, que estão sempre em busca de shows que deixem essa memória afetiva nos corações de públicos de todas as idades. A paixão por shows ultrapassa os anos e até hoje o público buscam os melhores festivais de música para se divertir.

“Os festivais ampliam os horizontes, o repertório musical do público. As pessoas vão pra um show e acabam sendo impactadas por outras vozes e ritmos. É uma vivência de descoberta muito rica. Na mesma via, os artistas têm nos festivais a oportunidade de construir público de forma coletiva, têm audiências compartilhadas”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

Melhores festivais de música e shows de 2019

Uma diversão apreciada por todos, e com maior adesão entre os jovens, os festivais e shows seguem em alta no Brasil, que sedia grandes eventos neste ano. Em março, São Paulo foi palco do Lollapalooza, festival de música alternativa que reuniu milhares de fãs nos três dias de evento no autódromo de Interlagos. Com shows de bandas como Arctic Monkeys, Kings of Leon e Snow Patrol, o evento é um dos principais festivais de música e ocorre desde os anos 90 no Brasil e no mundo, em países como Chile, Argentina, Estados Unidos e Canadá.

No Brasil, não é só São Paulo que atrai o público em busca dos melhores shows. O Sul do País não fica atrás e também promove eventos como o Heineken in Tour em Santa Catarina em comemoração ao Dia Mundial do Rock. O festival que ocorreu  no último dia 11 de julho em Blumenau, no Ahoy! Tavern Club, contou com shows da banda Os Dogers e Maquinamente. Já em Florianópolis, no dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock, o John Bull Pub, na Lagoa da Conceição, mostra apresentações das bandas Billbird e Maquinamente. Nesse mesmo dia, ocorre um evento na Avenida Beira-mar de Floripa que vai reunir 7 bandas de Rock, entre elas a Dazaranha, uma das bandas mais queridas do povo catarinense.

O Sul no centro dos grandes shows de 2019

Além das bandas de rock, nomes da MPB como Djavan também se apresentaram em 2019 em Santa Catarina: no dia 6 de julho, o cantor balançou corações com a turnê “Vesúvio” na Arena Petry, em São José. Outro nome da chamada “nova MPB” que marcou presença na capital catarinense é o cantor Rubel com a turnê “Casas”, que se apresentou com voz e violão no dia 11 de julho no Teatro Pedro Ivo.

E os meses de maio e junho foram especiais para os moradores e visitantes do Sul do País apaixonados por música e MPB. Compositores e intérpretes renomados como Oswaldo Montenegro, Ed Motta, Guilherme Arantes, Fabio Jr. e o filho da cantora Cássia Eller, Chico Chico, com João Mantuano estiveram na Ilha da Magia com espetáculos inéditos e outros já consagrados pelo público. Até o guitarrista mundialmente famoso Slash, ex Guns n’ Roses, recentemente também marcou presença em Floripa, no Stage Music Park, em maio.

Já em novembro, a segunda edição do Tum Sound Festival vai reunir música e negócios em Santa Catarina. Para fomentar o universo musical, sessões de rodadas de negócios, shows, oficinas e bate-papos com artistas irão ser promovidos entre os dias 1 a 4 de novembro com shows de Sandra de Sá e Banda, João Bosco e Hamilton de Holanda e outras bandas da cena independente.

Rock para todos: Rock in Rio agita o ano

De volta ao rock, o Brasil volta a sediar o Rock in Rio em 2019. Entre os dias 27 de setembro a 5 de outubro, o Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, irá agitar o público com um line up de peso: Foo Fighters, Bon Jovi, Red Hot Chili Peppers, Iron Maiden, Muse, Imagine Dragons, Muse, Nickelback, Black Eyed Peas e a cantora Pink!, Anitta e o rapper Drake estão entre os confirmados.

Festivais independentes

Em Goiânia, desde 1999, o Bananada fomenta a produção da música independente com o que há de mais relevante na atualidade. Nomes como Caetano Veloso, Emicida, Tulipa Ruiz, Karol Conká e Liniker e os Caramelows já passaram pelos palcos do evento.

Ainda sem datas definidas, outros festivais de música independente agitam o Brasil. O Coala Festival, que deve acontecer em setembro, em São Paulo, traz um lineup que valoriza a música nacional e sua variedade, e por isso é é um dos queridinhos do público mais alternativo. Em novembro, Natal vai curtir pelo 16º ano, o Festival DoSol com um vasto número de artistas de todo o Brasil e mais de 100 shows. Em Salvador, o Festival Radioca apresenta sua apostas da nova safra da música brasileira. Na última edição, foram onze shows em três dias, além de artistas, designers e editores independentes que apresentam e comercializam suas produções.

 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Fique por dentro de Floripa: dicas para curtir o fim de semana!

16.08.2019

Fique por dentro de Floripa: dicas para curtir o fim de semana!

Espetáculo internacional “Divino Tango” acontece no CIC no próximo dia 24

16.08.2019

Espetáculo internacional “Divino Tango” acontece no CIC no próximo dia 24

Floripa Shopping terá espaço Instagramável

16.08.2019

Floripa Shopping terá espaço Instagramável

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.