18 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

Festival Armacell EcoMusica estreia em SC no Dia Mundial do Meio Ambiente com homenagens a Tom Jobim

spot_img

Festival Armacell EcoMusica estreia em SC no Dia Mundial do Meio Ambiente com homenagens a Tom Jobim

spot_imgspot_img


Projeto promove show em Florianópolis, no Teatro Ademir Rosa; e dois concertos em São José, no Teatro Hermelinda Izabel Merize (Centro Multiuso). Gratuito

O Festival Armacell EcoMusica estreia em Santa Catarina nesta quarta (5), no Teatro Ademir Rosa (CIC), com o espetáculo Brasil em Dois Pianos. Os pianistas Fabio Caramuru e Marco Bernardo apresentam repertório que celebra a obra do mais importante nome da música brasileira, Tom Jobim (1927-1994), em diálogo com sons da natureza. A data para a estreia no Estado foi proposital: é quando se celebra em todo o mundo o Dia do Meio Ambiente.   


Alguns dos arranjos, assinados pelo pianista, compositor, cantor e pesquisador Marco Bernardo, foram pensados para dois pianos e prometem preencher todos os espaços do principal teatro de SC. Bernardo e Caramuru irão interpretar composições icônicas de Tom Jobim e alguns de seus parceiros, como Vinicius de Moraes e Radamés Gnattali. Além de música, o show terá projeções de entrevistas com Tom Jobim e outros artistas. 

O concerto é o primeiro de uma série de três espetáculos gratuitos promovidos até 9 de junho na Grande Florianópolis pelo Festival Armacell EcoMusica. Os ingressos para o show desta quarta (5) já esgotaram, mas o público ainda poderá reservar gratuitamente lugares para os concertos dos dias 7 e 9 de junho em São José. 

“Tom Jobim foi um grande defensor da natureza, talvez um dos primeiros músicos do Brasil atuantes na defesa do meio ambiente. Eu particularmente me identifico com a obra do Tom e entendi que seria interessante um diálogo entre o repertório dele e a EcoMusica”, afirma o pianista Caramuru, diretor musical do evento. 

Caramuru é o nome por trás do conceito de EcoMusica. Além de aclamada e premiada carreira como pianista clássico, ele é reconhecido por ser um visionário na fusão de música e ecologia. O projeto EcoMusica abrange as composições do pianista que são como sinfonias entre o piano e sons da fauna brasileira e já foi apresentado em várias cidades brasileiras.  “A EcoMusica é criada a partir de um diálogo com a natureza, especialmente a partir do som dos pássaros e das cigarras”, diz o pianista.  

Shows no teatro do Centro Multiuso de São José serão nos dias 7 e 9 de junho

Em São José, o Festival Armacell EcoMúsica realiza dois concertos. No dia 7 de junho, o Teatro Hermelinda Izabel Merize, localizado no Centro Multiuso, recebe o Especial Tom Jobim, uma homenagem ao músico carioca com um dos grandes virtuoses da cena instrumental do Sul do país: o pianista Luiz Gustavo Zago. 

O maestro catarinense será acompanhado de Tiê Pereira no contrabaixo, Ana Luiza Remor na flauta, Raphael Buratto no violoncelo e Richard Montano na bateria. A cantora Claudia Bossle vai acompanhar o trio. A apresentação será uma imersão na obra atemporal de Tom, com clássicos como Garota de Ipanema e Wave

O encerramento do festival  terá o espetáculo Vozes da Natureza, com destaque para o pianista Fabio Caramuru, no domingo, dia 9 de junho. Trata-se de um experiência inovadora na qual o músico apresenta uma celebração da natureza por meio da música. 

No programa está a EcoMusica, composições de Caramuru criadas a partir dos sons coletados na natureza: amostras de sons do ambiente natural que representam o princípio gerador de sua obra. Ao longo do espetáculo, que terá a participação especial do contrabaixista catarinense Tiê Pereira e da cantora Jéssica Pereira, o músico apresenta diálogos entre sua criação e algumas peças de Tom Jobim. A apresentação terá ainda recurso de videoarte de Ciça Lucchesi, projetada em sincronia com a dinâmica dos sons. 

Masterclass no dia 8 na Udesc

Em Florianópolis, o pianista Fabio Caramuru, idealizador do projeto EcoMusica, ministra uma masterclass no dia 8 de junho. A aula será das 16h às 19h, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla (25 vagas). 

Tom Jobim: 30 anos de saudade


A homenagem a Tom Jobim na edição 2024 do Festival Armacell EcoMúsica está em sintonia com os 30 anos de saudade — o artista morreu em dezembro de 1994, aos 67 anos. Tom  foi um dos mais importantes artistas da música brasileira e uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.  Maestro, pianista, cantor, violonista e compositor, era apaixonado pela Mata Atlântica e imortalizou o amor pela natureza e pela cidade do Rio de Janeiro em canções que ganharam o mundo.

Festival Armacell EcoMúsica é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Armacell. Apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São José e Prefeitura Municipal de São José (SC). Realização da Echo Promoções Artísticas e produção da Marte Cultural.

Programação

Festival Armacell EcoMúsica | Brasil em Dois Pianos
5 de junho, às 20h30
Teatro Ademir Rosa, no CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica, Florianópolis)
Gratuito. Ingressos esgotados

Classificação livre

Festival Armacell EcoMúsica |Especial Tom Jobim

7 de junho, às 20h30
Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso de São José (Av. Acioni Souza Filho, s/n – Campinas, São José)

Gratuito. Ingressos devem ser reservados pelo Sympla
Classificação livre

Festival Armacell EcoMúsica |Masterclass com Fábio Caramuru

8 de junho, das 16h às 19h

No Ceart, da Udesc (Av. Me. Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis)

Gratuito mediante inscrições pelo Sympla

Festival Armacell EcoMúsica |Vozes da Natureza

9 de junho, às 17h

Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso de São José (Av. Acioni Souza Filho, s/n – Campinas, São José)

Gratuito. Ingressos devem ser reservados pelo Sympla
Classificação livre

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img