23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

Festival da Pandorga leva alegria aos céus de Florianópolis

spot_img

Festival da Pandorga leva alegria aos céus de Florianópolis

spot_imgspot_img

Ação será promovida no dia 9 de dezembro, a partir das 9h, na Beira-Mar Continental

Pandorga, pipa, arraia, ou papagaio. Esses são os nomes para se referir a uma brincadeira de criança, e também de adultos, que será revivida. Nas décadas de 1980 e 1990, eram comuns os festivais de pandorga, e no dia 9 de dezembro a NDTV – RECORD trará essa magia de volta.

A Beira-Mar Continental vai protagonizar o colorido no céu, no Festival da Pandorga, que será promovido pela NDTV como mais uma das ações do Floripa 350, em comemoração ao aniversário de Florianópolis. Esse projeto também valoriza a autoestima da cidade com toda sua história e cultura.

O objetivo deste evento é reunir cultura e lazer, além de proporcionar o resgate de uma brincadeira divertida e saudável, ao ar livre. Outro objetivo é a Integração da família, envolvendo pais e filhos numa atividade recreativa, além do estímulo à prática de atividades esportivas alternativas.

O evento também terá outras atrações culturais como cultura mané, oficina de pipa, boi de mamão, feira de artesanato, exposição de carros antigos e espaço para food trucks.

Uma curiosidade é que a pandorga faz parte da cultura da cidade. Os pescadores a usavam para pescar e quando a linha vibrava mais forte e corria, tinha peixe na rede. O brinquedo é confeccionado em tecido, papel ou plástico e antigamente até com palha de palmeira.

Como se inscrever

Qualquer pessoa pode se inscrever para o festival, sendo que os menores de 12 anos deverão ser acompanhados dos pais ou responsáveis. As inscrições devem ser feitas em formulário próprio, pelo site floripa350.com.br até o dia 8 de dezembro às 18h ou em formulário físico disponibilizado no local do evento.

Crianças com até 12 anos de idade, poderão ser auxiliadas pelo responsável em todos os momentos do festival e vale ressaltar que a participação será na modalidade individual.

Categorias da competição

Será formado um júri que escolherá as melhores pipas nas categorias: Engenhosidade/Beleza, que são os modelos diferenciados que usem a criatividade e inovação; Manobra, onde se leva em conta as melhores manobras; Maior pandorga, concorrem somente pipas decoradas de papel de seda que pode ser forrada; Menor pandorga, somente pipas decoradas de papel de seda e com armação e que possuam condições de vôo, tamanho máximo 10x10cm. Além também da maior e menor idade dos competidores. Tem também a categoria pipas, papagaio, em que concorrem nesta categoria os modelos diferenciados de pipas que usem o princípio da criatividade e inovação para se sobressair das demais.

Os primeiros e segundos lugares serão premiados com troféus.

Serviço

O que: Festival da Pandorga da NDTV – evento gratuito

Onde: Av. Beira-Mar Continental

Quando: 9 de dezembro

Horário: a partir das 9h

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais