17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Festival de Cinema Europeu termina nesta sexta-feira com exibição gratuita de 3 filmes

spot_img

Festival de Cinema Europeu termina nesta sexta-feira com exibição gratuita de 3 filmes

spot_imgspot_img

Três filmes encerram nesta sexta-feira, 8, o Festival de Cinema Europeu, promovido durante a semana pela Fundação Cultural Badesc. A entrada é gratuita.

A programação do último dia de festival começa às 17h, com a exibição do documentário francêsEstação de Rádio” (La Maison de La Radio). Na sequencia, às 19h, será exibido o suspense húngaro “O Investigador” (A Nyomozó). O último filme, que será exibido às 21h, é o drama português “Tabu”. Confira a sinopse dos filmes no fim da matéria.

De acordo com a assessoria de Imprensa da Fundação Badesc,  o evento foi criado para fortalecer o intercâmbio cultural entre a Europa e o Brasil e para homenagear o Dia da Europa, comemorado em 9 de maio, data que marca o início da formação da União Europeia.

O tema do Festival é “Cidadania e Desenvolvimento” e foi promovido em parceria com a UNIC – Associação das Embaixadas dos Países da União Europeia.

Estação de Rádio (La Maison de La Radio)

Direção: Nicolas Philibert / França / Documentário / 2012 / 103 min / classificação indicativa: livre/ Primeiro Prêmio “Tempo de História” / Semana Internacional de Cine de Valladolid 2013 / Estrela de Ouro de Melhor Documentário / Academia da Imprensa do Cinema Francês 2014.

Quantos takes são necessários para gravar a acústica perfeita de uma porta se abrindo? E para modular corretamente a voz de um leitor? O documentarista Nicolas Philibert se propôs ao desafio de fazer um filme focado num universo dedicado ao som: a Radio France, estação de rádio pública francesa. Munido de sua câmera e equipamento de áudio, o cineasta passou seis meses dentro dos corredores do lugar, registrando a meticulosa rotina de trabalho dos funcionários da estação e sua programação que inclui concertos, entrevistas, reportagens e conversas com ouvintes.

O Investigador (A Nyomozó)

Direção: Attila Gigor / Hungria / Suspense / 2008 / 107 min / classificação indicativa: 16 anos.

Reservado e introspectivo, o patologista forense de 37 anos, Tibor Malkáv não tem família além da sua mãe, que sofre de câncer. Precisando de dinheiro para o seu tratamento, Tibor aceita matar um desconhecido, e inesperadamente acaba por protagonizar um incomum jogo de identidades entre vítima e assassino.

Tabu (Tabu)

Direção: Miguel Gomes / Portugal / Drama / 2012 / 118 min / classificação indicativa: 12 anos / 62º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Selecção Oficial em Competição Prémio Alfred Bauer) / Prémio da Crítica FIPRESCI (Alemanha, 2012) /Festival Internacional de Cinema de Las Palmas (Gran Canaria – Espanha, 2012) / Prémio Lady Harimaguada de Prata (Prémio do Público) / Festival Paris Cinéma: Coup de Coeur du Jury / Prix du Jury des bloggers et du web (França, 2012).

Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana, e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado: Uma história de amor e crime vivida numa África de filme de aventuras, que conta também a história do início do fim do império de Portugal no continente africano.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img