Florianópolis, 20 de julho de 2024

Festival de cinema italiano será exibido com exclusividade em Florianópolis, no Paradigma Cine Arte

spot_img

Compartilhe

O festival conta com sete dias totalmente dedicados a exibição de 10 filmes

A 8½ Festa do Cinema Italiano será exibida com exclusividade em Florianópolis, no Paradigma Cine Arte, entre 27 de junho e 3 de julho. Em sua 11ª edição, o festival conta com sete dias totalmente dedicados a exibição de 10 filmes, que trazem o melhor do cinema italiano contemporâneo, com produções questionadoras e que propõem a reflexão e ruptura de paradigmas.

Os longas vão desde obras de prestigiados diretores até realizações de novos autores, filmes premiados em grandes festivais internacionais e sucessos de bilheteria, sempre pautados a partir de rigorosos critérios de qualidade.

A vinheta deste ano, inspirada nos supermercados italianos dos anos 80, foi filmada em uma mercearia, com referência a filmes clássicos italianos e produtos de grande consumo na Itália, e é protagonizada pela atriz Ana Vilaça.

Além da capital catarinense, o festival será exibido em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Caxias do Sul, Maceió, Niterói e Volta Redonda. 

Sobre o festival

O Festival é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Embaixada de Itália, do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e São Paulo e da Cinecittà, com organização logística da Bonfilm.

Confira a programação completa

CONFIDÊNCIA

DANIELE LUCHETTI

Itália, 2023, 136’, Legendas Português, Thriller, Drama

Com Confidência, Daniele Luchetti retorna a uma novela do autor italiano, Domenico Starnone, realizando o seu filme mais complexo e maduro. Onde há muito mais por detrás do thriller.

Pietro, um professor de liceu amado pelos seus alunos, encontra o amor, no sentido pleno da palavra, com Teresa, uma antiga aluna. Quando ela lhe propõe que confiem um ao outro um segredo inconfessável, as coisas vão mudar para sempre. Esse momento que dura apenas alguns segundos irá uni-los e persegui-los para o resto das suas vidas. Luchetti sabe como pedir a um magistral Elio Germano (e o ator sabe como lhe devolver) a personalidade de um homem dividido, realizando plenamente uma representação física e palpável da má consciência de Pietro. O resultado é um filme que nos questiona e interroga profundamente sobre a natureza humana.

RAPITO

MARCO BELLOCCHIO

Itália, França, Alemanha, 2023, 125’, Legendas Português, Drama

Com Rapito, Bellocchio ergue uma obra poderosa, tanto em termos de grandeza visual como de análise factual. Um filme de terror envolto em caridade cristã que abala as noções preconcebidas. Apresentado em competição oficial no Festival de Cannes e vencedor do Globo de Ouro italiano de melhor filme, Bellocchio brinda-nos com um olhar rigoroso sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja. A história centra-se no caso verídico de Edgardo Mortara, uma criança hebraica de seis anos que, em 1858, é retirada da casa dos pais pelas tropas do Papa Pio IX, por ter sido batizada em segredo e ser obrigada, segundo a Igreja Católica, a receber educação católica. Rapito é um filme de violência não gráfica, mas hedionda, tornada ainda mais grotesca pelo sentido de direito moralista que está no cerne de toda a opressão. Uma reconstrução perfeita da época, rica em detalhes que nos mergulham num mundo controlado por um poder temporal omnipresente.

ENEA

PIETRO CASTELLITTO

Itália, 2023, 117’, Legendas Português, Comédia

Uma história de amor e amizade que ousa voar alto, tal como o seu protagonista. Sobrevoando abismos existenciais, equilibrando-se na corda bamba de um realismo que parece desafiar as convenções do cinema ao casar-se ora com o surreal, ora com o grotesco.

Pietro Castellitto descreve com maestria um meio social que conhece bem e sobre o qual aplica uma variedade de estratégias narrativas, por vezes extremas e imprudentes, mas sempre coerentes com a sua visão de cinema claramente inspirada em Paolo Sorrentino. Enea é um filme de gangsters sem gangsters. Uma história de gênero que transcende categorias. A droga e o submundo são apenas a sombra invisível de uma história que fala de outra coisa: um pai melancólico, um irmão que enfrenta conflitos na escola, uma mãe derrotada pelo amor e uma bela rapariga, um final feliz e uma morte feliz, uma palmeira que cai num mundo de vidro. No entrelaçar das fissuras do quotidiano, desenrola-se a aventura de Enea e Valentino, uma aventura que para os outros parecerá criminosa, mas que para eles é e será, antes de mais, uma aventura de amizade e de amor. Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza.

AINDA TEMOS O AMANHÃ

PAOLA CORTELLESI

Itália, 2023, 118’, Legendas Português, Drama

Paola Cortellesi lança-se na realização com um filme surpreendente, original e transcendente que entra pela porta da frente no pódio da História do cinema italiano.

Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenómeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada – esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.

L’ULTIMA NOTTE DI AMORE

ANDREA DI STEFANO

Itália, 2023, 131’, Legendas Português, Drama

Franco Amore (Pierfrancesco Favino) é um tenente da polícia. A última noite de sua carreira de 35 anos será a mais longa e difícil de toda a sua carreira devido ao assassinato de seu amigo Dino. De repente, ele questiona tudo, desde seus entes queridos mais próximos até sua própria vida.

IL BOEMO – MOZART O ADMIRAVA, A HISTÓRIA O ESQUECEU

PETR VÁCLAV

República Checa, Itália, Eslováquia, 2022, 140’, Legendas Português, Drama

A vida, a arte e os amores de Josef Mysliveček, “o Boêmio”, figura de destaque na música do século XVIII, aclamado na sua época e posteriormente ofuscado pelo brilho intenso de Wolfgang Amadeus Mozart. Com base nos poucos documentos existentes e baseando-se na sua própria imaginação, o realizador mergulha-nos nas águas turvas do século da libertinagem erudita e da monarquia absoluta em decadência. Entre espetáculos de ópera e majestosos palácios italianos permeados de frescos e iluminados por velas, a criação e a promiscuidade desenrolam-se imparáveis, através de uma realização que faz lembrar o estilo pictórico e opulento de Garrone em O Conto dos Contos.

MARIA MONTESSORI (LA NOUVELLE FEMME)

LÉA TODOROV

França, Itália, 2023, 114’, Legendas Português, Drama

Léa Todorov lança luz sobre a génese da abordagem Montessori numa primeira longa-metragem arrojada e inovadora sobre deficiência, diferença e feminismo no início do século XX.

Estamos em 1900. Lili d’Aengy, uma coquete parisiense no auge do seu esplendor, foge de Paris para esconder a sua filha “idiota”. Ao chegar a Roma, a sua vida muda drasticamente após o encontro com uma professora que implementou um novo e revolucionário método educativo para crianças com dificuldades de aprendizagem: Maria Montessori. No entanto, esta mulher vanguardista que pretende personificar publicamente a “mulher nova”, uma mulher moderna e emancipada, deve pagar um preço muito alto: uma maternidade fora do casamento e escondida, que a levará a ter de tomar uma decisão muito dolorosa: o seu filho ou o seu destino? As duas mulheres ajudar-se-ão mutuamente a conquistar o seu lugar no mundo dos homens, e a fazer História. Um filme de época com um carácter novelesco, cujos temas gerais permanecem atuais, incluindo o frágil desejo de superar a vergonha social associada à diferença.

L’IMMENSITÀ

EMANUELE CRIALESE

Itália, França, 2022, 94’, Legendas Português, Drama

Adri, treze anos, questiona a sua identidade de género. Clara, sua mãe, batalha os seus demônios em silêncio. Esta é uma história de amor.

Nomeado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e ambientado na Roma dos anos 70, um filme que se ancora ao olhar de Adri, adolescente em plena metamorfose, para nos falar de uma família à beira da ruptura. De inspiração autobiográfica e elevado por uma luminosa prestação de Penélope Cruz, um coming-of-age repleto de nuances e rasgos de puro e delirante escapismo.

LUBO

GIORGIO DIRITTI

Itália, Suíça, 2023, 175’, Legendas Português, Drama

Lubo se passa na Suíça no inverno de 1939. O jovem Lubo, descendente de nômades Yenish, é convocado para o serviço militar no exército suíço para proteger a fronteira. Logo se junta a seu primo que lhe conta que a polícia levou seus filhos, por serem descendentes de ciganos, de acordo com o programa nacional governado pelo princípios da eugenia, que ganharam espaço na Europa nos anos trinta. Lubo embarca em uma vingança com repercussões inesperadas, obrigando-o a repensar os limites borrados entre o bem e o mal. Baseado no romance “Il seminatore” de Mario Cavatore.

 ZAMORA

NERI MARCORÈ

Itália, 2024, 100’, Legendas Português, Comédia

Zamora marca a estreia na direção de Neri Marcorè, que também figura como ator dentro de um rico elenco que inclui ainda Giovanni Storti e Giacomo Poretti do trio Aldo, Giovanni e Giacomo.

Walter Vismara, de trinta anos, adora levar uma vida ordenada e sem surpresas: contador de coração antes mesmo de exercer a profissão, trabalha como contador em uma pequena fábrica em Vigevano. De um dia para o outro a fábrica fecha e Vismara vê-se catapultado para uma empresa futurista na vital e laboriosa Milão, ao serviço de um empresário moderno e brilhante, Cavaliere Tosetto.

O horário dos filmes podem ser conferidos no @paradigmacinearte ou https://paradigmacinearte.com.