fique por dentro de floripa

- Variedades - Festival de Mochi apresenta os costumes e tradições da cultura japonesa

05.11.2019

Festival de Mochi apresenta os costumes e tradições da cultura japonesa

05.11.2019
Festival de Mochi apresenta os costumes e tradições da cultura japonesa
Foto: Divulgação

O Festival de Mochi que acontecerá na Praça XV, no dia 09 de novembro a partir das 10 às 19 horas tem o apoio e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, onde apresentará  os costumes e tradições da cultura japonesa de final e início do ano.

O Japão costuma descansar entre o Natal e o Ano Novo, período chamado Golden Week, ocasião em que as famílias e as comunidades se reúnem para os preparativos das festas. Reunem-se para apiloar o mochi e fazer outros pratos típicos da ocasião.

Comer o mochi, na sopa, salgado ou doce, faz parte do ritual de renovação da esperança de fartura à mesa durante todo o ano que se inicia. O apiloamento (amassar o arroz no pilão) coletivo faz parte do rito de passagem do ano, da confraternização das famílias e amigos, assim como a sopa chamada “Toshikoshi Soba”.

 Soba em japonês, além do nome do macarrão, significa também perto, escrito de forma diferente com outrokanji. O fio do soba, feito de trigo sarraceno, é longo e resistente. Tomar a sopa expressa o desejo de “que no ano vindouro estejamos todos perto, que nossa união seja longa e resistente, como o soba”.

O que é Mochi? Mochi é um bolinho feito de arroz glutinoso (mochigome), cozido, apiloado, amassado e depois moldado. Será também apresentado o Shichigosan que significa 3, 5 e 7 – comemorado todos os anos no mês de novembro no dia 15 porque 15 é a soma das idades, e no mês de novembro porque é o único mês em que os algarismos são iguais (1 e 1), consentâneo com a predileção japonesa pela repetição de números.

 O dia das Meninas – Hinamatsuri_ é comemorado no dia 3 de março e o Dia dos Meninos no dia 5 de maio, antigamente chamado de Tango no Sekku). Na cultura japonesa algumas idades são consideradas de mau agouro, perigosas para a saúde e para a vida e estas são as da idade infantil.

 Talvez porque, no Japão antigo a taxa de mortalidade infantil era muito alta nestas idades e quando as crianças  sobreviviam, as famílias em agradecimento levavam-nas ao santuário vestidas com trajes especiais para a ocasião. É quando o menino pela primeira vez usa o traje formal masculino e a menina, aos 7 anos, é vestida  e maquiada como adulta.

O evento contará com feira de artesanato, culinária japonesa e produtos feitos com mochi, produtos orientais, oficinas e apresentações!

 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Esses meninos do samba de Florianópolis estão com uma agenda nacional de dar inveja

20.11.2019

Esses meninos do samba de Florianópolis estão com uma agenda nacional de dar inveja

Encontro de bandas em comemoração ao dia do músico

20.11.2019

Encontro de bandas em comemoração ao dia do músico

Arte.Dança apresenta espetáculo baseado na obra de Manoel de Barros em Florianópolis

20.11.2019

Arte.Dança apresenta espetáculo baseado na obra de Manoel de Barros em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.