19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Festival do Conto começa hoje em Florianópolis

spot_img

Festival do Conto começa hoje em Florianópolis

spot_imgspot_img

Começa nesta terça-feira, 19, em Florianópolis o 5º Festival Nacional do Conto. O evento ocorre no Teatro Sesc Prainha até domingo 24, organizado pelo Sesc e Design Editora. O festival reune contistas de diversas partes de Brasil e a abertura ocorre às 20h de hoje. Os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes de cada atividade. Veja a programação completa no fim da matéria.

A quinta edição do Festival traz contistas do Nordeste e presta uma homenagem ao baiano Hélio Pólvora, falecido no último dia 26 de março.  Já em 1972, o grande ficcionista mexicano Juan Rulfo, autor do clássico Pedro Páramo, situava Hélio Pólvora entre os maiores escritores brasileiros contemporâneos, ao lado de Clarice Lispector e Graciliano Ramos. Autor de livros clássicos ndo gênero, como “O grito da perdiz” (Prêmio Bienal Nestlé de Literatura Brasileira 1982), “Mar de Azov” (Prêmio Bienal Nestlé de Literatura Brasileira 1986) e “Noites Vivas”, Pólvora escreveu seu nome na história da literatura brasileira como “um escritor de velhas civilizações, na preocupação formal, na riqueza de linguagem”, como afirmou Jorge Amado.

Estão confirmadas no evento as participações de: Altair Martins (RS), Assionara Souza (PR), Bráulio Tavares (PB), Charles Kiefer (RS), Godofredo de Oliveira Neto (RJ), Gregory Haertel (SC), João Vereza (SP), Katherine Funke (SC), Kátia Borges (BA), Manoel Ricardo de Lima (RJ), Márcio Renato dos Santos (PR), Melanie Peter (SC), Paulino Júnior (SC), Priscila Lopes (SC), Rafael Sperling (RJ), Ronaldo Correia de Brito (PE), Rosel Soares (BA), Sérgio Tavares (RJ), Sidney Rocha (PE) e Walther Moreira Santos (PE).

O conto é um dos gêneros literários mais populares do mundo, conhecido pela brevidade e profundidade. Chegou ao ápice no Brasil com autores como Machado de Assis, Clarice Lispector, Dalton Trevisan, Rubem Fonseca, Luiz Vilela, dentre muitos outros.

Programação:

 19 de maio

 20h – Abertura oficial. Don Solidon: homenagem a Hélio Pólvora (1928 – 2015), um dos maiores contistas de todos os tempos.

Leitura de um texto e entrega da homenagem a Rosel Soares (BA), editor de Hélio Pólvora.

  20h30 – “Retratos imorais”, com Ronaldo Correia de Brito (PE). Mediação de Altair Martins (RS).

Uma conversa sobre a obra e a vida de um dos mais talentosos e celebrados escritores brasileiros contemporâneos.

Ronaldo Correia de Brito nasceu em 1950 no interior do Ceará; formou-se em medicina no Recife, onde reside até hoje. Autor de várias peças teatrais inspiradas no imaginário popular (como O pavão misterioso, de 2004, em parceria com Assis Brasil), Ronaldo ganhou notoriedade como contista. Seus três volumes de relatos – “As noites e os dias”, “Faca” e “Livro dos homens” são vazados num estilo enxuto, seco, em que o lendário e o real se apresentam a uma mesma luz, marcados pela mesma violência. Seu romance “Galileia” ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2009.

20 de maio

 20h – “Conto: teoria, prática e mercado”, com Charles Kiefer (RS), Sidney Rocha (PE) e Márcio Renato dos Santos (PR). Mediação de Altair Martins (RS)

As fronteiras do conto e o espaço que o gênero ocupa no espaço literário.

Com mais de trinta livros publicados, Charles Kiefer é doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS e já conquistou quatro vezes o Prêmio Jabuti (a última vez com “A poética do conto – De Poe a Borges: um passeio pelo gênero”, de 2011). Sidney Rocha nasceu em Juazeiro do Norte (CE), em 1965. Atualmente mora no Recife. É autor de “Sofia, uma ventania para dentro”, “Matriuska e “O destino das metáforas”, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Contos. Márcio Renato dos Santos é editor do selo Tulipas Negras, que já distribuiu milhares de livros de contos no Paraná. É autor dos livros de contos “Minda Au”, “Você tem à disposição todas as cores, mas pode escolher o azul”,  “2,99” e “Mais laiquis”.

21 de maio

 20h – “Do real ao extraordinário”, com Bráulio Tavares (PB), Rafael Sperling (RJ) e Manoel Ricardo de Lima (RJ). Mediação de Altair Martins (RS)

Três escritores que usam seus contos para transcender o real, numa mesa sobre os sentidos da escrita.

Bráulio Tavares nasceu em 1950, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Escritor e compositor, ganhou a premiação portuguesa Caminho da Ficção Científica pelo livro de contos “A espinha dorsal da memória (1989). Organizou as antologias “Páginas de sombra: contos fantásticos brasileiros”, “Contos fantásticos no labirinto de Borges”, “Freud e o Estranho: contos fantásticos do inconsciente”, “Contos obscuros de Edgar Allan Põe” e “Páginas do futuro: contos brasileiros de ficção científica”. Rafael Sperling é autor dos livros “Festa na usina nuclear” e “Um homem burro morreu”, onde dialoga com elementos grotescos e do nonsense. Manoel Ricardo de Lima é poeta, contista e professor universitário, e com “As mãos” e “Jogo de varetas” mostrou que o verdadeiro lugar da prosa é a poesia.

22 de maio

 20h – “Uma faca só lâmina”, com Godofredo de Oliveira Neto (RJ), Kátia Borges (BA) e Assionara Souza (PR). Mediação de Carlos Henrique Schroeder (SC)

Os fantasmas que rondam a escrita e o peso da tradição na produção contemporânea.

Godofredo de Oliveira Neto é autor dos romances “Amores exilados”, “Menino oculto”, “Ana e a margem do rio”, “Marcelino” e do livro de contos recém-lançado “Ilusão e mentira”, que faz um paralelo com a obra de Machado de Assis. É graduado e mestre em Letras pela Universidade da Sorbonne (Paris III) e doutor em Letras pela UFRJ, onde leciona na graduação e na pós-graduação. Kátia Borges é escritora, jornalista, professora e doutoranda em literatura e cultura pela UFBA, é autora do livro de contos “Escorpião amarelo”, dentre outros. Assionara Souza nasceu em Caicó/RN e reside em Curitiba. Publicou os livros de contos “Cecília Não é um Cachimbo”, “Amanhã com Sorvete”, “Os hábitos e os monges” e “Na rua: a caminho do circo” (Rio de Janeiro: 7Letras, 2010). Faz parte de Dedo de moça — uma antologia das escritoras suicidas (São Paulo: Terracota Editora, 2009). Doutoranda em Estudos Literários pela UFPR, pesquisa a obra de Osman Lins.

23 de maio

16h – Apresentação do vencedor do Concurso de contos Silveira de Souza 2014/2015 da

Editora da UFSC.

16h30 – Café literário: sobre prêmios literários, com Sérgio Tavares (RJ) João Vereza (SP) e Walther Moreira Santos (PE). Mediação de Carlos Henrique Schroeder (SC).

Quatro escritores em torno das glórias e desonras dos prêmios literários.

 Sérgio Tavares (Prêmio Sesc de Literatura) , João Vereza (Prêmio Sesc de Literatura), Altair Martins (Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Moacyr Scliar de Literatura) e Walther Moreira Santos (Prêmio Pernambuco de Literatura).

20h – Conto ao vivo: na rede. Leitura de pequenos contos inéditos e produzidos especialmente para o festival e lançamento do e-book “Cisco”, com os escritores catarinenses Gregory Haertel, Katherine Funke, Melanie Peter, Paulino Júnior e Priscila Lopes.

Oficina

De 19 a 22 de maio – Contista na escola: o conto e a ilustração, com Walther Moreira Santos.

Das 10h às 12h e das 14h às 16h, em escolas da rede pública já agendadas.

Com mais de 15 anos dedicados à literatura, 31 livros publicados e outros tantos ilustrados, quase duzentos mil exemplares vendidos e dezenas de prêmios literários, Walther Moreira Santos compartilha suas experiências de ilustrador e contista com alunos da rede pública de ensino numa oficina inesquecível.

22, 23 e 24 de maio: Oficina de escrita, com Altair Martins.

Inscrições na Central de Atendimentos do Sesc. Investimento: R$ 25,00 comerciário e R$ 50,00 comunidade.

Módulo 1 – Sexta, 22, das 18h às 19h30

Módulo 2 – Sábado, 23, das 14h às 15h30

Módulo 3 – Domingo, 24, das 14h às 15h30

Promover estudo teórico e prático do conto, ampliando as possibilidades de criação da narrativa em prosa, passando por elementos como narrador e personagem. Metodologia: aulas expositivas, debates e leituras em grupo de textos teóricos e de contos expressivos da literatura universal, com destaque para a produção contemporânea brasileira: produção textual de contos.

O assessor: vencedor dos prêmios Moacyr Scliar e Açorianos (“Enquanto água”, contos) e São Paulo de Literatura (“A parede no escuro”, romance), Altair Martins nasceu em Porto Alegre, em 1975. Foi chargista e ator. É professor, bacharel em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ênfase em tradução de língua francesa –, mestre e doutor em Literatura Brasileira na mesma universidade. Ministrou a disciplina de Conto no Curso superior de Formação de Escritores da UNISINOS entre 2007 e 2010.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img