20.2 C
fpolis
quarta-feira, julho 6, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Festival Lanterna Mágica terá sessão extra nesta sexta (18) com exibição inédita do curta Efeito Desterro

Festival Lanterna Mágica terá sessão extra nesta sexta (18) com exibição inédita do curta Efeito Desterro

spot_imgspot_img

Curta catarinense sobre violência contra a mulher é inspirado no caso da Mariana Ferrer e acaba de ser selecionado para o Festival IberoÀ

A partir de um drinque recebido por uma mão desconhecida em uma balada, o destino de uma mulher é alterado. Essa é a trama do curta-metragem Efeito Desterro, produzido em dois dias para a 48 Hour Film Project, maior e mais antiga competição audiovisual do mundo. O filme, feito em Florianópolis, mais precisamente no Ribeirão da Ilha por moradores do bairro, terá exibição exclusiva na Capital catarinense nesta sexta-feira (18), às 20h, durante o 1º Festival Lanterna Mágica de Cinema Catarinense – Mulheres da Ilha. 

A procura pelo festival, que vai até domingo, foi grande e a produção decidiu abrir uma sessão extra na sexta-feira, além de mais vagas para sábado e domingo, que já estavam esgotadas. Além de Efeito Desterro, serão reexibidos também os curtas “Estilhaços”, Julie de Oliveira, e “Nos habíamos amado tanto y detestado sin pudor”, de Solana Llanes. Os ingressos podem ser retirados no Sympla e todas as sessões ocorrem na Velha Guarda Choperia Artesanal, no Ribeirão da Ilha. 

Festival traz mulheres na direção e como protagonistas

Em Efeito Desterro, a ficção parte do caso real de Mariana Ferrer, que em 2018 foi estuprada em um beach club de Florianópolis – Santa Catarina. O filme foi criado durante o 48 Hour Film Project, projeto em que os curtas devem ser produzidos em apenas dois dias. O tema é escolhido pela equipe, mas precisa seguir critérios estabelecidos pela competição, como gênero, objeto em cena, uma frase específica e o nome da personagem. 

No Festival Lanterna Mágica, o público poderá conferir em primeira mão o curta, que acaba de ser selecionado para o Festival IberoÀ 2022, nos EUA, evento que reúne os melhores filmes produzidos nesse formato.

Para a diretora Fernanda Ozório, Efeito Desterro traz elementos simbólicos deste e de outros casos semelhantes. 

“O caso foi uma inspiração, mas não recriamos um passo a passo. Adaptamos e alteramos a história para abordar uma situação que tem cada vez mais visibilidade pelo grande número de denúncias de violência contra a mulher em locais de entretenimento”, explica Fernanda. O filme tem produção do Coletivo Lanterna Mágica. Assista ao trailer aqui.

O 1º Festival Lanterna Mágica de Cinema Catarinense – Mulheres Da Ilha foi criado pelo Coletivo Lanterna Mágica, formado por Fernanda Ozório, da Volo Filmes & Fotografia (idealizadora e produção geral), Emanuele Weber Mattiello e Vivian Badofszky (curadoras), Guilherme Luiz Porte (produtor) e Juliano Pfutzenreuter Nunes (direção de produção). Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

1º Festival Lanterna Mágica de Cinema Catarinense – Mulheres da Ilha


Onde: Velha Guarda Choperia Artesanal – Rod. Baldicero Filomeno, 7260 – Ribeirão da Ilha, Florianópolis

Quanto: gratuito – confirme a presença pelo Sympla

O evento cumprirá todos os protocolos de segurança e comprovantes de vacinação contra Covid.

Mais informações – @coletivolanternamagica

Confira a programação completa:

18 de fevereiro

20h – Exibição dos curtas:

Efeito Desterro. Direção: Fernanda Ozório. Classificação: Livre

“Estilhaços”. Direção: Julie de Oliveira. Classificação: 16 anos

“Nos habíamos amado tanto y detestado sin pudor”. Direção: Solana Llanes.  Classificação: 12 anos

19 de fevereiro

20h – Exibição e roda de conversa – Documentário “Mulheres da Terra”. Direção: Marcia Paraiso (Plural Filmes).  Classificação: Livre

21h – Roda de Choro. Classificação: Livre

20 de fevereiro

20h – Exibição e roda de conversa – Curta “Baile”. Direção: Cíntia Domit Bittar (Novelo Filmes). Classificação: Livre

21h – Esquete Contas do Mar. Classificação: Livre

20h às 22h – Exposição com artesãs do Ribeirão da Ilha. Classificação: Livre

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais