20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Festival da Integração Multicultural Catarinense segue até sábado em Florianópolis

spot_img

Festival da Integração Multicultural Catarinense segue até sábado em Florianópolis

spot_imgspot_img

3ª edição do FIMC segue até sábado, 27 de março.

Em sua terceira edição, o Festival da Integração Multicultural Catarinense (FIMC), que acontecerá de 22 a 27 de março, em Florianópolis, espera receber cerca de 50 mil visitantes no Centrosul durante os seis dias de programação, que destaca a colonização, história e cultura das etnias que formaram a população de Santa Catarina.

A partir da próxima segunda-feira (22), Florianópolis sediará a 3ª edição do FIMC, que neste ano traz como principal novidade a inclusão da 10ª região turística catarinense, intitulada Caminhos da Fronteira. As edições anteriores (1999 e 2009) também aconteceram na Capital. Promovido pelo Instituto Sustentar, o evento tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Santur e Funturismo. O FIMC conta ainda com a participação da Federação Catarinense de Municípios, Assembléia Legislativa, Embratur e Ministério do Turismo.

A diversidade cultural, étnica, gastronômica e geográfica faz de Santa Catarina um Estado recheado de lugares interessantes para turistas de todas as nacionalidades. Em pouco mais de 200 quilômetros é possível deixar uma paisagem marítima e chegar aos campos de Lages, na região Serrana, uma região tipicamente campestre. Este é apenas um exemplo do potencial turístico do Estado, consagrado como um dos principais destinos do país, que tem no turismo sua vocação natural e uma alternativa importante para o desenvolvimento das cidades e de seu povo.

Poucos metros separam o visitante das 10 regiões turísticas, que serão apresentadas num formato multimídia, além de poder ver de perto peças de coleções de museus que retratam a variedade cultural do Estado. Pesquisadores estão fazendo o levantamento das obras que serão expostas. No mesmo espaço acontecerá uma feira de roteiros turísticos que irá abordar de forma mais abrangente os diversos atrativos turísticos de cada região, priorizando um turismo ao longo de todo o ano e não apenas de temporada. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina vai trazer a vitrine catarinense, um espaço destinado a mostrar o que o Estado produz de melhor no artesanato.

O visitante que for ao FIMC vai encontrar uma infraestrutura especial, abrigada em mais de 7mil metros quadrados, com destaque para os cenários – instalações que buscam levá-lo a um passeio virtual pelas regiões denominadas Caminho dos Cânions, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Costa Verde & Mar, Vale Europeu, Caminho dos Príncipes, Serra Catarinense, Vale do Contestado, Grande Oeste e Caminhos da Fronteira. Também acontecerão apresentações de dança, grupos folclóricos, feira de roteiros turísticos, palestras, rodadas de negócios e uma área gastronômica onde será possível saborear as comidas típicas de Santa Catarina.

Paralelamente ao Festival, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte vai realizar o 1º Salão Catarinense de Turismo, reunindo operadores, empresários, agentes de viagens, Convention Bureau, Associações Brasileiras da Indústria Hoteleira e de Agentes de Viagens, entre outras entidades representativas do trade turístico. O Salão vai priorizar, entre os objetivos, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos do Estado visando os mercados nacionais e internacionais; estimular a inserção de produtos associados ao turismo como artesanato, gastronomia; fortalecer o processo de regionalização do turismo estadual e sensibilizar o público visitante para a importância do turismo para o desenvolvimento das regiões.

SERVIÇO:
O quê: 3ª edição do Festival da Integração Multicultural Catarinense
Quando: 22 a 27 de março
Onde: Centrosul – Florianópolis
Quanto: R$ 6,00 (crianças menores de 12 anos e idosos acima de 65 anos não pagam entrada)
Horário: das 10h às 22h

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img