26.8 C
fpolis
segunda-feira, novembro 29, 2021
cinesytem

Festival Internacional de Teatro de Animação apresenta teatro de sombras na quinta-feira

spot_img

Festival Internacional de Teatro de Animação apresenta teatro de sombras na quinta-feira

spot_img

Fita Floripa 2010 acontece de 20 a 27 de junho em Florianópolis.

Após 35 anos dormindo dentro de um baú, os bonecos ouvem barulho de gente do outro lado da cortina. Com esperanças de voltar a atuar como fantoches, Gretel e Seppel saem a procurar seu amigo Kasperl. Uma bruxa, porém, também está acordada e disposta a tudo para que os bonecos voltem a dormir, pois assim ela pode se tornar a protagonista do teatro.

Esta é a sinopse de Tem Xente uma Feix, escrito assim mesmo com sotaque alemão, do espetáculo que a Cia Alma Livre, de Jaraguá do Sul, apresenta no Teatro do SESC, às 10h e às 15h, desta quinta-feira 24. Representada do início ao fim com sotaque alemão, recurso que garante uma boa dose de humor, a peça tem como um de seus objetivos, através de uma fábula, resgatar o teatro de animação do Kasperl, trazido ao Brasil pela imigrante alemã Margareth Schlünzen, no ano de 1937.

Outro destaque do dia é La Balsa de los Muertos, da Cia OANI, terceiro espetáculo do Fita que tem passagem por um dos festivais de teatro de animação mais importantes do mundo, o Festival de Charleville, que acontece na França. Obra teatral para adultos, com uma história que se passa no ano de 2050, em um ambiente degradado por guerras e poluição, a narrativa pretende provocar sobretudo uma sensibilização ambiental. A peça nasce do encontro entre um ator blumenauense e uma chilena, Luciano Brugmann e Camila Landío, que também assina a direção. A apresentação, que acontece no Teatro da UFSC terá dois horários, às 15h e 20h.

E para quem aprecia a técnica do teatro de sombras, terá uma única oportunidade para assistir A Salamanca do Jarau, espetáculo adulto da cia porto-alegrense Lumbra, que aconetece às 20h, no TAC. Na total escuridão, em um cinema de luzes, o público acompanhará o intrincado destino de um vaqueiro, o gaúcho Blau Nunes, que enfrenta os mistérios da gruta encantada do Cerro do Jarau, em nome do amor por uma princesa moura. Inspirada no conto homônimo de João Simões Lopes Neto, com forte impacto visual e musical, a peça trata das origens do povo gaúcho através de uma linguagem lírica e muito eloquente.

O espetáculo infantil Cidade azul, da Cia Truks, de São Paulo, ainda será reapresentado às 10h e 15h, no Centro de Cultura e Eventosda UFSC. O Fita continua até domingo e a programação completa pode ser acessada no www.fitafloripa.com.br

O QUÊ: 4º Fita Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação.

QUANDO: De 20 a 27 de junho.

ONDE: Centro de Cultura e Eventos, Concha Acústica e Teatro da UFSC, Centro de Artes da UDESC, Teatro Álvaro de Carvalho, Largo da Alfândega, Palácio Cruz e Sousa, Apae e Orionópolis (Florianópolis) e Teatro Elias Angeloni, Praça Nereu Ramos e Teatro de Arena (Criciúma) e Teatro do Sesc (Joinville).

QUANTO: Entrada gratuita, com exceção dos espetáculos no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Teatro da UFSC e Teatro Álvaro de Carvalho, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Dia 24 (quinta)

10h
Cidade Azul
Cia. Truks (São Paulo)
Centro de Cultura e Eventos – UFSC

10h
Tem Xente uma Feis
Cia. Alma Livre (Jaraguá do Sul)
SESC

15h
Cidade Azul
Cia. Truks (São Paulo)
Centro de Cultura e Eventos – UFSC

15h
Tem Xente uma Feis
Cia. Alma Livre (Jaraguá do Sul)
Teatro do SESC

15h
La Balsa de Los Muertos
Compañía OANI de Teatro de Animación (Chile)
Teatro da UFSC

15h
O Misterioso Sumiço do Boi de Mamão
Articulação Cultural Produções Teatrais (Florianópolis)
Hospital Infantil

20h
La Balsa de Los Muertos
Compañía OANI de Teatro de Animación (Chile)
Teatro da UFSC

20h
A Salamanca do Jarau
Cia. Teatro Lumbra de Animação (Porto Alegre)
TAC

CONTATO

Victor da Rosa
(48) 9918-7626

Fifo Lima
(48) 9146-0251

www.fitafloripa.com.br

spot_img
spot_img