17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

FIESC promove encontro internacional nesta quinta-feira para debater educação no século XXI

spot_img

FIESC promove encontro internacional nesta quinta-feira para debater educação no século XXI

spot_imgspot_img

Educação de qualidade e competências para o século XXI estarão no centro do debate internacional promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta quinta-feira, 23, em Florianópolis.

O evento, promovido por meio do Movimento A Indústria pela Educação, contará com a participação da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, e de especialistas da Polônia e da Finlândia. Participarão lideranças empresariais, gestores municipais e educadores.

A Polônia investiu em educação básica e ampliou a formação de professores, o que lhe garantiu, na última década, evolução superior a 10% no desempenho dos estudantes em matemática; 9% em ciências; e 8% em leitura. Na Finlândia, a reforma fortaleceu a educação profissional integrada ao ensino médio. Atualmente, mais de 50% dos seus estudantes optam pelo ensino articulado.

Pela manhã, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, apresenta informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) durante a reunião do Conselho de Governança do Movimento A Indústria pela Educação.

Além disso, os conselheiros conhecerão detalhes do termo de cooperação assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver pesquisas na área educacional e tratarão da agenda do Movimento para os próximos anos.

Premiação

Durante o workshop, a FIESC reconhecerá ainda as melhores práticas educacionais de indústrias catarinenses inscritas no Prêmio FIESC A Indústria pela Educação. Serão premiadas empresas que adotam estratégias para elevar a escolaridade dos seus trabalhadores, a qualificação profissional e tecnológica ou que executam programas de desenvolvimento de competências, de acordo com o porte: pequenas (até 99 colaboradores), médias (de 100 a 499 colaboradores) e grandes (acima de 500 colaboradores).

Programação

9h30
Reunião – Conselho de Governança Movimento A Indústria pela Educação

12h
Almoço

13h30
Abertura, com Glauco José Côrte, presidente da FIESC

13h45
Educação de Qualidade e as Competências para o Século XXI, por Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna

14h45
Entrega do Prêmio FIESC A Indústria pela Educação

15h15
Coffee-Break

15h50
Painel A Educação que dá certo: a experiência da Polônia e da Finlândia
Painelistas: Andrzej Maria Braiter, embaixador da Polônia no Brasil, e Kauko Kalevi Hämäläinen, da Universidade de Helsinque da Finlândia
Mediador: Mozart Neves Ramos

17h50
Encerramento

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img