18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Figueirense começa a preparar o gramado do Orlando Scarpelli para a temporada 2014

spot_img

Figueirense começa a preparar o gramado do Orlando Scarpelli para a temporada 2014

spot_imgspot_img

Começa nesta segunda-feira, 9, a preparação do gramado do Estádio Orlando Scarpelli para a temporada 2014. Serão 40 dias dedicados integralmente à manutenção e descanso, divididos em algumas etapas importantes: eliminação da grama de inverno, corte vertical e helicoidal, descompactação e aeração do solo, top dresser e fertilização.

Depois de realizadas todas as etapas, chegará o momento do descanso para aguardar o início do Campeonato. Para o agrônomo responsável pela manutenção do gramado do Figueira, Jardel Gheller, todo esse processo é indispensável que seja feito todo fim de ano. “Como recebemos muitas partidas, esta é a época em que temos mais tempo para trabalhar e oferecer as melhores condições para as equipes”, afirma.

O Figueirense, por meio de sua Assessoria de Imprensa, divulgou alguns passos que serão realizados no processo de melhoria do gramado:

1º) Eliminação da grama de inverno – A grama de inverno é considerada ideal para o clima temperado. Por isso, no início da primavera a grama começa a entrar em dormência, encerrando a fase de crescimento.

2º) Corte vertical – ação necessária para retirada do colchão tatch (excesso de palha ou grama que fica após a poda e dão lugar às pragas.

3º) Corte helicoidal – diferente dos cortadores normais, esse equipamento corta a grama como se fosse uma tesoura. Serve para remover as folhas velhas e estimular a planta a produzir novas folhas, novas plantações.

4º) Descompactação / aeração do solo – máquina especial que vai furar o solo e minimizar a compactação. O procedimento também tem como função eliminar os gases tóxicos e trocá-lo por oxigênio, visando melhorar a qualidade da drenagem, pois retira uma camada de matéria orgânica da superfície do solo, facilitando assim o crescimento radicular e consequentemente das plantas.

5º) Top dresser – trata-se da aplicação de areia e calcário para preencher homogeneamente as cavidades. O método é importante para corrigir o solo e aumentar a taxa de decomposição da palha.

6º) Fertilização – é realizado conforme análise do solo. Importante etapa visando o grande número de jogos que receberá no próximo ano.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img