23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Fila de espera para vacina contra tuberculose tem cerca de 300 crianças em Florianópolis

spot_img

Fila de espera para vacina contra tuberculose tem cerca de 300 crianças em Florianópolis

spot_imgspot_img

A fila de espera em para recebimento da vacina BCG, que protege contra formas graves da tuberculose, é de cerca de 300 crianças em Florianópolis, de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura. Nos próximos 30 dias, a expectativa é zerá-la, já que o Ministério da Saúde normalizou o abastecimento da vacina.

Esta fila de espera foi formada por falhas no fornecimento e é relativa aos dias em que o município ficou sem estoque. Os centros de saúde farão a busca ativa dessas crianças, chamando cada mãe para a imunização dos pequenos.

A Secretaria de Saúde chegou a notificar ao Ministério Público de Santa Catarina o desabastecimento da vacina BCG. Desde o início deste ano, o Ministério da Saúde vinha informando problemas na produção desta vacina, o que provocou o desfalque dos estados e municípios em todo o país.

Florianópolis aplica BCG em quase 10 mil crianças/ano, entre a vacinação nas maternidades e nas unidades de referência do município. Com este desabastecimento, desde fevereiro o município ficou com estoque crítico da vacina e precisou priorizar a vacinação nas maternidades.

Confira quais centros de saúde atuarão como referência para a vacina BCG:

Centro
Centro de Saúde Centro – é preciso entrar em contato com a unidade para agendamento

Sul
Centro de Saúde Costeira – atenderá livre demanda todas as quartas-feiras

Norte
Centro de Saúde Canasvieiras – atenderá livre demanda às terças e quintas-feiras

Leste
Centros de saúde João Paulo e Itacorubi – atenderão livre demanda de segunda a sexta-feira

Continente
Centros de saúde farão mutirões de vacinação conforme demanda. Pacientes serão contatados e/ou poderão realizar agendamento via distrito continente

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img