24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Filme “Madre Joana dos Anjos” abre Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema

spot_img

Filme “Madre Joana dos Anjos” abre Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema

spot_imgspot_img

A exibição com debate de Madre Joana dos Anjos (Matka Joanna od aniolów, Jerzy Kawalerowicz, Polônia, 1961, 105 min) nesta sexta, dia 20,às 18h30min, na Fundação Cultural Badesc, abre a primeira sessão do projeto Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema. O filme é um dos primeiros a tocar no tema do exorcismo, narrando a história de freiras possuídas pelo demônio em um convento do século XVII. Vencedor do Prêmio de Júri no Festival de Cannes de 1961, foi proibido em vários países. Por sua estética e tema instigante.

A debatedora é a professora Sônia Weidner Maluf , do Departamento de Antropologia da UFSC, doutora em Anthropologia Sociale Et Ethnologie, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, e pós doutora pelo Gender Institute – London School of Economics and Political Science e pela Nottingham Trent University.

As “Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema” serão realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. A cada sessão haverá um convidado que discutirá a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero.

Embora o caráter acadêmico do evento, ligado a uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa, segundo os organizadores, a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais, a divulgação da pesquisa universitária na comunidade, e receber desta mesma comunidade suas impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas vezes, lhe dão maior sentido e relevância.

A promoção é do Grupo de Estudos do Projeto Poéticas do feminino e masculino, coordenado pela Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (CÊNICAS/CEART/UDESC), com apoio da Fundação Cultural BADESC, R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis – 3224-8846.

A organização é de Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC), Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC/CIN-UNISUL), Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img