23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Filme ”Soy Cuba”, do russo Mikhail Kalatozov, será exibido hoje no Cine Pitangueira

spot_img

Filme ”Soy Cuba”, do russo Mikhail Kalatozov, será exibido hoje no Cine Pitangueira

spot_imgspot_img

O longa-metragem Soy Cuba (Ya Cuba), do diretor russo Mikhail Kalatozov, será exibido gratuitamente nesta terça-feira, 18, às 20h, em mais uma sessão do Ciclo de Cinema Latino em cartaz no Cineclube Pitangueira, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Realizado em 1964, numa co-produção entre Cuba e Rússia, o filme foi realizado como propaganda comunista durante a Guerra Fria. Dirigido pelo principal cineasta russo da época, levou 14 meses para ser rodado. Ao final, não agradou nem a cubanos nem a russos e permaneceu no limbo até o início dos anos 90.

Em 1991, foi recuperado pelos cineastas norte-americanos Francis Ford Coppola e Martin Scorsese, que promoveram a exibição do filme nos Estados Unidos. Sobre o longa há o documentário “Soy Cuba, o mamute siberiano”, realizado pelo brasileiro Vicente Ferraz.

“Soy Cuba”, de Kalatozov, narra quatro histórias ambientadas na Cuba pré-revolucionária. Em Havana, Maria envergonha-se quando o homem de quem gosta percebe como ela ganha a vida. Pedro, um camponês idoso, descobre que a terra que cultiva foi vendida a uma empresa. Um universitário vê seus amigos serem atacados pela polícia quando distribuíam panfletos a favor de Fidel Castro. Por fim, uma família de camponeses é ameaçada pelas forças de Fulgêncio Batista, o ditador derrubado pelas forças revolucionários de Fidel.

O Cineclube Pitangueira fica na Casa das Máquinas, na Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img