22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Filme Viagem ao Princípio do Mundo na Mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira

spot_img

Filme Viagem ao Princípio do Mundo na Mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira

spot_imgspot_img

Haverá debate com a professora Clélia Maria Lima de Mello e Campigotto

Acontece nesta terça-feira, 24/08, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), a sessão do filme “Viagem ao Princípio do Mundo” (1997), que integra a mostra “Grandes Diretores – Manoel de Oliveira”, premiado diretor português, homenageado no Festival de Cinema de Cannes, em 2008.

A mostra na Universidade é uma atividade de caráter didático-cultural, realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. As exibições começaram em abril e vão até 30 de novembro deste ano, sempre às terças-feiras, às 12h, seguida ou antecedida de eventuais debates. A mostra tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.

O filme será exibido em DVD, utilizando projetor de alta resolução e uma tela apropriada para projeção, equipamentos especialmente instalados para esse fim no Teatro da Universidade. Os filmes dessa mostra fazem parte da coleção “Grandes Autores – Manoel de Oliveira”, contendo os DVDs e um livro, editada pela Lusomundo Audiovisuais.

Na página do DAC há link para o blog onde estão publicados os nomes e as sinopses de todos os filmes da mostra.

Sobre o filme Viagem ao Princípio do Mundo (1997)

Um veterano cineasta, Manoel está no Norte de Portugal, a filmar uma história de amor. O principal ator é o francês Afonso, que anseia conhecer uma tia em Lugar do Teso, Castro Laboreiro, assim completando visualmente as histórias que o pai, emigrante, lhe contava sobre aquelas paragens… ?Uma viagem de recordações, de atavismos e de coisas presas a raízes, que se vão ocultando e esquecendo através de gerações?.

Entre os atores há uma grande figura do cinema, já falecido, Marcello Mastroianni que desempenha neste filme o seu último papel. Coincidência ou verdade é que Mastroianni é um ?veterano cineasta?, que veio rodar uma história de amor, fazer um papel que ele já conhecia como a palma da sua mão, mas nunca o tinha feito. Ser realizador. E foi no papel de realizador que Mastroianni disse o último adeus ao cinema…

Duração: 91 min
Com: Marcello Mastroianni, Jean-Yves Gauter, Leonor Silveira, Diogo Dória
Festival de Cannes 1997 ? Seleção Oficial

A mostra no Teatro da UFSC é organizada por Zeca Nunes Pires e Camila Casseano Damazio, numa realização do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSC. Todos os filmes serão exibidos em DVD.

Sobre a debatedora Clélia Maria Lima de Mello e Campigotto:

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Paraíba (1986) , mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1998) , mestrado em Ciências da Comunicação (doutorado direto) pela Universidade de São Paulo (1998) , doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) . Atualmente é professor adjunto da
Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, Peter Greenaway, encenação, interdisciplinariedade, hipermídia, som-imagem, molduras culturais e experimentação metodológica.

SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação do filme “Viagem ao Princípio do Mundo”, da Mostra de cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira, e debate com a professora Clélia Maria Lima de Mello e Campigotto.
QUANDO: Dia 23 de agosto de 2010, terça-feira, às 12 horas. A mostra acontece até 30 de novembro de 2010, em todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural – DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

Por [CW] DAC – SeCArte – UFSC, com material da coleção de DVDs e dos organizadores da mostra.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img