18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Filmes italiano e espanhol são as atrações do Festival de Cinema Europeu nesta terça-feira

spot_img

Filmes italiano e espanhol são as atrações do Festival de Cinema Europeu nesta terça-feira

spot_imgspot_img

A Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis, exibe dois filmes nesta terça-feira, 5, dentro da programação do Festival de Cinema Europeu. O primeiro, às 19h, é o drama italiano “O sol dentro”.  Na sequencia, às 20h50, será exibido o longa espanhol “Diamantes negros”. A programação é gratuita.

Até o dia 8 de maio, serão exibidos filmes de países europeus previstos para o evento que será realizado também em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Manaus, Belém, Natal e Aracajú.

De acordo com a assessoria de Imprensa da Fundação Badesc,  o evento foi criado para fortalecer o intercâmbio cultural entre a Europa e o Brasil e para homenagear o Dia da Europa, comemorado em 9 de maio, data que marca o início da formação da União Europeia.

Sinopses dos filmes desta terça-feira:

O sol dentro (Il Sole Dentro)

Direção: Paolo Bianchini / Itália / Drama / 2012 / 100 min / classificação indicativa: livre / Prêmio Giff oni Film Festival “Filme de Destaque Cultural”/ Reconhecimento do Ministério para os Bens e as Atividades Culturais da Itália

O filme narra a história de duas longas viagens. A primeira, de dois guineenses, Yaguine e Fodé que escrevem uma carta para “Suas Excelências, os membros e responsáveis pela Europa” pedindo ajuda para ter acesso a escola, comida e medicamentos. Com a carta no bolso, escondem-se no bagageiro de um avião e partem para Bruxelas. A segunda é realizada 10 anos depois por dois outros garotos e na direção oposta, da Itália para África. É a história de Taboo, originário de um vilarejo africano e seu amigo Rocco, italiano de Catania, sul da Europa e local de inúmeras contradições.

Segundo filme da noite: 20h50

Diamantes Negros (Diamantes Negros)

Direção e roteiro: Miguel Alcantud / Espanha / Drama / 2013 | 94 min / Classificação indicativa: 12 anos / Prêmio Festival de Málaga / Cine Espanhol 2013 (Prêmio do Público)

Amadou e Moussa saíram da África com destino à Europa ainda com 15 anos de idade e a promessa de que seriam famosos jogadores de futebol. Amigos da infância, são escolhidos em Mali  por um olheiro de futebol, separados de suas famílias e levados a Madri para tentar uma carreira de sucesso. Uma viagem pela Espanha, Portugal e norte de Europa, vai lhes mostrar em primeira mão o lado obscuro do “jogo bonito”, um negócio que deixará de tratá-los como crianças para vê-los como “Diamantes Negros”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img