23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Filmes para crianças e adolescentes começam nesta segunda-feira no FAM

spot_img

Filmes para crianças e adolescentes começam nesta segunda-feira no FAM

spot_imgspot_img

Carrapatos que sugam gororoba, uma gata que convida um cão e um hamster para provar o melhor carreteiro do mundo, um pintinho discriminado por dois pássaros porque não sabe voar.

Histórias como essas estarão nas telas da Mostra Infanto-juvenil do 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM2010.

A mostra competitiva começa hoje, segunda, dia 14, a partir das 9h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A entrada é gratuita e não é necessário pegar senha.

Entre os 21 filmes que serão exibidos para o público infantil e juvenil até a próxima quinta-feira, dia 17, estão produções em animação, ficção e documentário de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Chile.

São 15 títulos em animação, sendo três produzidos coletivamente pelo Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som da UFSC, Seca na Mesopotâmia, Lusitânia: histórias de guerra, contos do mar, e A barragem.

Entre os destaques, está o único filme estrangeiro da mostra, a animação chilena El rey de las flores, de Vivienne Barry. Crianças a partir dos seis anos poderão curtir a antiga canção popular do cubano Silvio Rodriguez, recuperada especialmente para o filme com novo arranjo musical e texto adaptado.

O diretor Alê Camargo, ganhador do prêmio de Melhor Vídeo de Animação do FAM 2009 por A Ilha, apresenta um novo filme, Aziz, baseado no conto de mesmo nome de Hovhannes Tumanian. O filme é sobre a promessa que um filho de caráter duvidoso faz ao pai, que está morrendo. Realizado pela Ozi Escola de Audiovisual de Brasília, foi selecionado para a próxima edição do AnimaMundi, em julho.

Alunos da região no FAM 2010
O único documentário da mostra, Brincantes, de Elisandro Dalcin e Nélio Spréa, do Paraná, faz um recorte do tempo mais precioso do dia numa escola: o recreio.

Durante os quatro dias da Mostra Infanto-juvenil, cerca de 3.000 crianças de escolas da Grande Florianópolis vão assistir aos filmes do festival em excursões escolares. A Panvision, organizadora do FAM, fez uma parceria com o Instituto Lagoa Social, que responde pela logística do transporte dos alunos. Serão 14 ônibus por dia, cedidos pela Udesc, chegando para as sessões às 9 e 14 horas. No ano passado, a mostra recebeu mais de 2.000 alunos.

O 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM2010 ocorre de 11 a 18 de junho, no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, no auditório da Reitoria e no Teatro, na UFSC.

Todas as sessões para as mais de 140 produções do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Cuba e Espanha são gratuitas.

Serviço

Mostra Infanto-juvenil do FAM 2010 –

segunda-feira, 14/6, a partir das 9h, na sala Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC:

– Como comer um elefante, de Jansen Raveira, animação

– A língua das coisas, de Alan Minas, ficção

– Aziz, de Alê Camargo, animação

– As aventuras de Seu Euclides: Chegança, de Marcelo Roque Belarmino, ficção

– A barragem, direção coletiva, animação

– Lusitânia: histórias de guerra, contos do mar, direção coletiva, animação

– A Terra a gastar, de Cassia Mary Itamoto e Celina Kurihara, animação

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img