fique por dentro de floripa

- Eventos - Fim das coligações partidárias é tema de debate gratuito na OAB/SC

21.10.2019

Fim das coligações partidárias é tema de debate gratuito na OAB/SC

21.10.2019
Fim das coligações partidárias é tema de debate gratuito na OAB/SC
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (23 de outubro), a OAB/SC realizará a 2ª edição do Roda de Conversas Eleitorais, abordando o tema “Fim das Coligações”, prática que não poderá mais ser realizada pelos partidos nas eleições proporcionais de 2020. Realizado pela Seccional, por intermédio da Comissão de Direito Eleitoral, o evento terá início às 19h, no auditório da instituição, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da OAB/SC, com vagas limitadas (http://www.oab-sc.org.br/cursos-eventos/2019/10/23/ii-roda-conversas-eleitorais-ampquotfim-das-coligacoesampquot/3751).

Debaterão o tema o controlador-geral da OAB/SC e coordenador de Relacionamento com a Justiça Federal, Mauro Prezzoto, o conselheiro estadual da OAB/SC, Alexandre Barcellos João, e a advogada Julia Zanatta, com mediação da advogada Renata Pereira Guimarães. De acordo com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Paulo Fretta Moreira, promover o debate acerca do assunto é fundamental, uma vez que há a necessidade de se diminuir a fragmentação partidária no Brasil. “Existem agremiações em demasia que, muitas vezes, não tem consistência programática e ideológica. Esses partidos, então, são utilizados de forma a acrescentar muito pouco no ambiente democrático e acabam ajudando no descrédito que a classe política vive atualmente. Daí a importância do debate”, observa.

Moreira destaca ainda que, por outro lado, o fim das coligações, e a consequente redução do número de partidos, deixa de fora de importantes discussões no País as agremiações representantes de minorias e com programas partidários sérios. “Outra questão relevante é que as coligações proporcionais muitas vezes confundem o eleitor, que ao votar em determinados candidatos traz consigo, nas legendas, outros candidatos com os quais o eleitor pouco se identifica”, destaca Moreira. O evento também abordará a possibilidade de redução do número de candidatos por partido ao número de cadeiras em disputa, o que traria mais responsabilidade às legendas na escolha de seus candidatos, entre outros pontos.

SERVIÇO:

O quê: 2ª edição do Roda de Conversas Eleitorais, com o tema “Fim das Coligações”
Quando: quarta-feira, 23 de outubro
Onde: auditório da OAB/SC - Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4.860, Florianópolis/SC
Inscrições: http://www.oab-sc.org.br/cursos-eventos/2019/10/23/ii-roda-conversas-eleitorais-ampquotfim-das-coligacoesampquot/3751

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Dança em Cena abre inscrições para a edição 2020 em Florianópolis

28.02.2020

Dança em Cena abre inscrições para a edição 2020 em Florianópolis

Floripa recebe primeiro Produza Masterclass Eneagrama

28.02.2020

Floripa recebe primeiro Produza Masterclass Eneagrama

Florianópolis sedia maior evento cervejeiro da América Latina

25.02.2020

Florianópolis sedia maior evento cervejeiro da América Latina

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.