27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Fim de semana de celebração da cultura catarinense reuniu mais de 100 mil pessoas em Florianópolis

spot_img

Fim de semana de celebração da cultura catarinense reuniu mais de 100 mil pessoas em Florianópolis

spot_imgspot_img

Primeira edição da Maratona Cultural de Florianópolis reuniu mais de 100 mil pessoas, que prestigiaram as 230 apresentações realizadas em diversos pontos da cidade

A produção cultural legitimamente catarinense vivenciou um importante capítulo de sua história neste final de semana, com a realização da primeira edição da Maratona Cultural de Florianópolis. Foram mais de 30 horas de programação, com espetáculos e intervenções artísticas gratuitas de norte a sul da Ilha da Magia.

A largada, dada na sexta-feira, 25 de novembro, mostrou que o evento iria, de fato, movimentar a classe artística da cidade; o público ávido por cultura e diversão lotou o palco instalado no trapiche da avenida Beira-mar Norte para cantar com os catarinenses do Dazaranha e ainda com um animado tributo a Wilson Simonal, no grande “Baile” comandado pelos músicos Max de Castro e Simoninha.

Um dos grandes destaques da programação foram os espetáculos teatrais que levaram muitas pessoas ao centro da cidade, em pleno sábado de sol, esgotando rapidamente as senhas distribuídas. “Foi simplesmente lindo de ver a cidade se reconhecendo culturalmente. E a lotação máxima de praticamente todos os espetáculos teatrais só comprovou que o público da capital catarinense busca opções de entretenimento e valoriza a nossa produção”, diz Lígia Gastaldi, curadora artística do evento.

No sábado ainda teve a alegria tropicalista de Moraes Moreira lotando a Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição; dança, teatro e arte urbana nos teatros e espaços culturais do centro, Coqueiros, Santo Antônio de Lisboa, UFSC e UDESC; e inúmeras outras atrações, entre música, cinema, circo, que revitalizaram espaços urbanos que não costumam receber público no dia-a-dia. Sem falar no caminhão que circulou por toda a cidade como um verdadeiro painel itinerante exibindo a arte de grafite preparada para a Maratona Cultural.

Já o domingo, que começou com chuva, mas nem por isso afastou o público das praças e palcos abertos, reunindo milhares de pessoas por toda a cidade para prestigiar as apresentações de dança, teatro, malabarismo, circo e música. O ator catarinense André Silveira, que há cinco anos mora no eixo Rio-São Paulo, participou do evento com seu divertido desempenho de Stand-up e avaliou o impacto da Maratona Cultural no contexto do estado. “Em fim tivemos uma iniciativa que valoriza tudo o que é local, em toda a produção realizada aqui e a resposta do público comprovou que existe vontade, mas falta a oportunização de acesso. E foi isso que a Maratona Cultural fez: democratizou a cultura de Florianópolis para quem é da cidade”, diz.

Ao todo, a Maratona Cultural passou por 25 endereços, com 230 apresentações de diversas artes, reunindo um público total de 100 mil pessoas, 670 artistas locais e nacionais, num total de 36 horas de programação. “Parabéns aos nossos artistas, aos produtores de cultura de Santa Catarina que mostraram o seu valor, a sua qualidade e que o público, de pé, aplaudiu durante os três dias de Maratona Cultural”, destacou o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, César Souza Junior.

E para aqueles que ficaram de fora, tanto artistas como população, uma ótima notícia: a segunda edição já está agendada para março de 2012. “Nossa ideia é incluir a Maratona Cultural no calendário de eventos da cidade, sendo realizada anualmente e dando cada vez mais oportunidade para os artistas catarinenses e potencializando o consumo de cultura gratuita e de qualidade”, diz Paula Borges, coordenadora da Maratona Cultural.

A Maratona Cultural contou com a curadoria artística da jornalista Lígia Gastaldi; Patrocínio do Funcultural, através da Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Realização Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e produção artística da Harmônica Arte e Entretenimento.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img