15.6 C
fpolis
quinta-feira, outubro 21, 2021
cinesytem

Final do Brasil Tennis Cup acontece nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

Final do Brasil Tennis Cup acontece nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

A romena Irina-Camelia Begu e a húngara Timea Babos vão decidir nesta sexta-feira, a partir das 11h, o título da quarta edição do WTA Brasil Tennis Cup na Quadra Central da Federação Catarinense de Tênis, em Florianópolis. A final terá novamente entrada mediante doação de 2 kg de alimentos não-perecíveis em uma ação social realizada pela organização. A partida será transmitida ao vivo pelo Bandsports.

Cabeça de chave número 2 do torneio, a romena Irina-Camelia Begu teve grande atuação diante da terceira pré-classificada, a porto-riquenha Monica Puig, para dominar a partida e conseguir a vaga para sua sexta final de simples da carreira em torneios WTA, em busca do terceiro título após ter conquistado Tashkent, no Uzbequistão, em 2012, e Seul, na Coreia do Sul, em 2015.

Sem permitir em nenhum momento que Puig tivesse uma quebra de vantagem, Begu conseguiu usar bem o saque com nove aces e aproveitou as oportunidades que teve para vencer a partida por 2 sets a 0, com duplo 6/3, em 1h22min.

“Foi um jogo difícil, ela jogou de maneira bem agressiva e batia muito forte na bola. Tive que ter um serviço muito bom e fiz alguns games importantes. Tentei ficar na linha de base e jogar o máximo de bolas dentro da quadra para pressioná-la. Foi difícil mas consegui manejar bem”, comemorou Begu.

“Não joguei meu melhor tênis, isso me pôs para baixo. Tentei dar o meu melhor, lutar por cada ponto, mas você tem desses dias, quando nada sai tão bom quanto você desejaria. De qualquer forma, uma semifinal não é ruim para mim e agora é pensar nas Olimpíadas. Foi uma semana muito boa para preparação. É sempre bom jogar uns jogos assim antes de um grande evento como os Jogos Olímpicos”, analisou Puig.

A outra partida de semifinal, que aconteceu mais cedo, teve a vitória da húngara Timea Babos, cabeça de chave número 6, diante da romena Ana Bogdan, a surpresa entre as semifinalistas, com parciais de 7/6(8) 6/3, em 1h57min de partida.

Para garantir vaga na final, Babos teve uma partida difícil diante de Bogdan. No primeiro set, a húngara chegou a abrir 5/2, mas não conseguiu fechar a parcial, vendo a adversária sacar em 6/5. Depois de conseguir a devolução da quebra, Babos viu a adversária abrir 5-0 no tie-break e conseguiu se recuperar salvando quatro set points para vencer com 10-8.

No segundo set, ambas as jogadoras tiveram dificuldades para confirmar os games de serviço até o oitavo game, quando Babos abriu 5/3 e conseguiu fechar o duelo no saque de Bogdan, que chegou a salvar o primeiro match point, mas cometeu uma dupla-falta que sacramentou a vitória da húngara.

“Foi um jogo muito ‘bobo’. Comecei controlando o começo do primeiro set, depois perdi o controle principalmente sobre minhas emoções e comecei a dar espaço para ela e jogar de forma mais defensiva, e no tie-break foi inacreditável. Estou feliz por terminar em dois sets, pois eu já tive jogos muito duros até agora nas duplas e em simples, então estou feliz. Estive muito defensiva no meu serviço e ganhei o jogo quando comecei a ser mais agressiva. Consegui ganhar esse game crucial e finalizei o jogo como eu queria jogar, de maneira agressiva”, analisou Babos.

“Tive muitos altos e baixos. Ela tomou as melhores decisões e foi mais esperta que eu nos momentos-chave do primeiro set. Tive muitos erros e minha tática não foi a melhor, não tomei as melhores decisões e não fechei os pontos. Tive grandes oportunidades e não soube aproveitá-las. Com certeza foi um jogo mental. No segundo set eu fiz 3/3 com 30-0 e perdi. Aí eu dei confiança para ela e não aprovei as minhas chances”, lamentou Bogdan, que ressaltou a sua melhor semana da carreira.

“Foi incrível, vou lembrar desses momentos para sempre, levar todas as coisas positivas que aconteceram comigo nos últimos dias e isso me fez ganhar muita confiança. Dois meses atrás eu estava lutando para ficar no top 300, e agora me encontro vencendo uma ex-número 1 e jogando de igual para igual com uma top 50. Esse torneio me trouxe muita confiança. Não quero terminar aqui. Quero trabalhar mais e conseguir mais“, completou a número 127 do mundo.

Finalistas do Brasil Tennis Cup, Timea Babos e Irina-Camelia Begu se enfrentaram apenas uma vez na carreira, em Fes, no Marrocos, com vitória da romena em duelo disputado em quadra de saibro. “Ela é uma jogadora muito boa, agressiva. Vou conversar com meu treinador, mas em geral vai ser uma boa final, bem agradável, e estou ansiosa para amanhã”, afirma a húngara Babos. “Ela saca bem, nos conhecemos muito bem. Conheço o jogo dela e ela conhece meu jogo. Vai ser um bom jogo, mas difícil. Tentarei focar no meu jogo, colocar pressão e jogar os games importantes da maneira correta”, analisa a romena.

Ucranianas são campeãs de duplas no Brasil Tennis Cup

As gêmeas ucranianas Lyudmyla e Nadiia Kichenok encerraram a preparação para os Jogos Olímpicos da melhor maneira possível no Brasil Tennis Cup, com a conquista do título de duplas diante das húngaras Timea Babos e Reka-Luca Jani, que também estarão no Rio 2016.

As Kichenok venceram a partida por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 6/1, em 57 minutos de partida, para conquistar o primeiro título WTA da carreira na terceira final que disputaram após os vice-campeonatos de Tashkent, no Uzbequistão, em 2011, e em Shenzhen, na China, em 2014.

“Entendemos que era uma boa oportunidade para nós e que poderíamos ganhar esse campeonato já que éramos cabeça de chave número 1, e nós apenas tentamos fazer isso passo a passo, jogo a jogo, jogar nosso melhor a cada jogo”, comemorou Nadiia.

“São muito importantes esses ponto para o nosso ranking. Antes daqui estávamos mal e agora acho que vamos conseguir nos classificar para o US Open. Foi uma ótima semana, adoramos o Brasil e agora vamos para o Rio. É ótimo chegar lá com um resultado desse, estamos ansiosas para os Jogos”, completou Lyudmyla.

Confira abaixo a programação desta sexta-feira:

QUADRA CENTRAL – a partir das 11h

Final de Simples – [6] Timea Babos (HUN) vs [2] Irina-Camelia Begu (ROU)

Confira abaixo os resultados desta quinta-feira:

Simples – Semifinais

[2] Irina-Camelia Begu (ROU) d. [3] Monica Puig (PUR) – 6/3 6/3

[6] Timea Babos (HUN) d. Ana Bogdan (ROU) 7/6(8) 6/3

Duplas – Final

[1] Lyudmyla Kichenok (UKR) / Nadiia Kichenok (UKR) d. [3] Timea Babos (HUN) / Reka-Luca Jani (HUN) – 6/3 6/1

spot_img
spot_img