27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Finanças pessoais em debate na Livrarias Catarinense dia 22/07

spot_img

Finanças pessoais em debate na Livrarias Catarinense dia 22/07

spot_imgspot_img

Pesquisa recente aponta desencontro financeiro como principal causa de inadimplência

O poder de compra do brasileiro tem registrado forte crescimento nos últimos meses. Com isso, muitas vezes a população acaba não controlando seus impulsos e necessidades e consome mais do que caberia em seu orçamento. Esses dados foram apresentados em pesquisa recente divulgada pelo TeleCheque e o descontrole financeiro lidera entre as causas apontadas pelos brasileiros para explicar a inadimplência em junho.

Esse tema será debatido no próximo dia 22 na Livrarias Catarinense em Florianópolis, na palestra de Paolo Vargas de Souza Recke, intitulada Como Administrar Suas Finanças Pessoais.

Paolo irá apresentar para o público as ferramentas existentes para controlar os recursos disponíveis, através do uso de planilhas, facilitar o acompanhamento constante das finanças pessoais, identificando rendas, despesas, excessos e déficits.

“O objetivo da palestra é introduzir o conceito de planejamento financeiro, demonstrar que planejamento financeiro não é simplesmente gastar menos do que ganha, pois trata-se de um processo racional de administrar a renda, as despesas e os investimentos”, afirma Paolo. “A recente pesquisa divulgada pelo TeleCheque mostra que 29,40% das pessoas consideradas inadimplentes nos meses de maio e junho e usuárias de cheque como forma de pagamento, declara o descontrole financeiro como maior causa, seguidos por emprestar o nome para terceiros e o desemprego”, completa.

Para que o cidadão consiga manter uma boa saúde financeira, serão apresentados o que o palestrante intitula como os quatro passos do planejamento financeiro. Segundo o administrador a ideia é traçar um mapa de navegação, apresentando uma metodologia a ser utilizada para quantificar determinados anseios ou grandes sonhos, convertê-los em objetivos de longo prazo e a metas de curto prazo. Paolo irá demonstrar ainda um caso real de gastos assumidos na aquisição de um determinado produto ou serviço que não haviam sido computados e considerados com antecedência e os efeitos disso no orçamento;

“Irei demonstrar que com objetivos e metas previamente traçados, as chances de sucesso no tratamento das finanças pessoais são maiores, bem como os motivos mais comuns de frustrações quando o assunto é finanças pessoais”, afirma.

O palestrante apresentará ainda seis alternativas de investimento, demonstrando as vantagens, desvantagens, riscos e principal atrativo das seis alternativas de investimento mais comuns, que são poupança, CDB’s, Títulos Públicos do Governo Federal, Imóveis, Fundos de Ações e Compra e Venda direta de ações. Ao final da explanação será distribuída para os participantes uma planilha para auxiliar no planejamento financeiro.

Sobre o palestrante

Paolo Vargas de Souza Recke, administrador de empresas, Sócio da TB Investimentos, professor da XP Educação, uma das maiores empresas de educação financeira do Brasil, operador da BM&F – Bovespa e agente Autônomo de Investimentos credenciado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Sobre o evento

A palestra sobre Como Administrar Suas Finanças Pessoais será realizada no próximo dia 22 de julho, quinta-feira, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, às 19h30, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img