fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Firmadas as Convenções Coletivas de Trabalho 2019/2020 para o comércio varejista-lojista

07.11.2019

Firmadas as Convenções Coletivas de Trabalho 2019/2020 para o comércio varejista-lojista

07.11.2019
Firmadas as Convenções Coletivas de Trabalho 2019/2020 para o comércio varejista-lojista
Foto: Assinatura acordo coletivo

Sindilojas e sindicato dos empregados do comércio assinaram documentos nesta semana

Os sindicatos das categorias econômica e profissional do comércio varejista de Florianópolis e região firmaram as Convenções Coletivas de Trabalho referentes ao período 2019/2020 na última segunda-feira (28) e nesta terça-feira (29), na sede do Sindilojas de Florianópolis e Região, no Centro da Capital.

Os instrumentos coletivos produzirão efeitos retroativos a 1º de setembro de 2019 e serão válidos até 31 de agosto de 2020. “Foi um processo longo no qual várias rodadas de negociação foram realizadas. Todos os temas afetos a negociação foram bastante discutidos até esgotarmos  todos os argumentos. Estamos contentes com os resultados alcançados”, avalia Paulino de Melo Wagner, presidente do Sindilojas de Florianópolis e Região.

“É importante deixar registrado que as Convenções Coletivas de Trabalho são instrumentos de harmonização entre patrões e empregados.  É salutar haver equilíbrio nas relações de trabalho, pois as empresas precisam de seus colaboradores e estes, por sua vez, precisam do emprego. Por isso é necessário que haja convergência na negociação para que os negócios prosperem e os empregos sejam preservados”, ressalta o presidente.

Horário de Natal: cada lojista definirá o horário de funcionamento do seu estabelecimento

A nova cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho simplificou as regras sobre a prorrogação de jornada no período natalino, sem estabelecer o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.  “Essa decisão facilita a vida das empresas. Cada um pode optar ou se adaptar às necessidades e interesses próprios. Considero um grande avanço para os dois lados”, considera Paulino.

Reajuste do piso salarial

Os pisos salariais dos funcionários foram reajustados – os valores variam conforme a área de abrangência da Convenção Coletiva de Trabalho.  Os empregados que recebem salário acima do piso salarial terão os salários reajustados em 3,5%.

Trabalho em feriados

A jurisprudência pacificada da Seção Especializada em Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho considera que o trabalho em feriados no comércio em geral só pode ser instituído por convenção coletiva, nos termos da literalidade do art. 6º-A da Lei nº 10.101/2000, sendo inválida a permissão em acordo coletivo.

O novo instrumento coletivo de trabalho prevê que as empresas serão autorizadas a trabalhar em feriados mediante adesão ao Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020. 

Assim, as empresas que desejarem utilizar da mão de obra de seus empregados nos feriados deverão cumprir os requisitos exigidos no novo instrumento coletivo de trabalho, para assim obterem a autorização expressa e conjunta das entidades sindicais patronal e laboral.

Informações sobre o trabalho em feriados poderão ser obtidas no site do Sindilojas de Florianópolis e Região - http://www.sindilojas-sc.org.br/trabalho-em-feriados/

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Superesportivas da italiana Ducati chegam a Santa Catarina

14.11.2019

Superesportivas da italiana Ducati chegam a Santa Catarina

Horário de Natal do comércio: acordo libera lojistas de Florianópolis para definir quando devem abrir e fechar seus negócios

14.11.2019

Horário de Natal do comércio: acordo libera lojistas de Florianópolis para definir quando devem abrir e fechar seus negócios

Imperatriz Gourmet inaugura primeiro supermercado completo em um aeroporto no Brasil

14.11.2019

Imperatriz Gourmet inaugura primeiro supermercado completo em um aeroporto no Brasil

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.