23.2 C
fpolis
sábado, abril 13, 2024
Cinesystem

FITAFloripa 2009: programação dessa quinta 18/06

spot_img

FITAFloripa 2009: programação dessa quinta 18/06

spot_imgspot_img

Nesta quinta-feira, 18/06, quinto dia do FITAFloripa (Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis) serão apresentados seis espetáculos, com grupos teatrais de Santa Catarina (Itajaí e Criciúma), de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e a atração internacional da Itália.

O festival acontece de 14 a 20 de junho, com mais de 40 apresentações, de mais de 19 companhias de cinco países distintos: Peru, Itália, Espanha, Brasil e França, este em comemoração ao Ano da França no Brasil. A programação do festival, que ocorre em 13 espaços da cidade, contempla ainda oficinas e mesa de conversa, envolvendo grupos nacionais e internacionais. A programação completa está no site www.fitafloripa.com.br

Espetáculos e Sessões de 18/06 (quinta-feira):

10h00 – PÉPÉ E STELLA – Teatro Gioco Vita (Itália)
(Classificação: infantil. Duração: 50 min.)
Local: Local: Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro.

Espetáculo: PÉPÉ E STELLA
Direção: Fabrizio Montecchi
Técnica: sombras
Grupo: Teatro Gioco Vita – www.teatrogiocovita.it

Sinopse:
Uma história de amizade. Pépe é um menino e Stella uma pequena égua.
Eles nasceram na mesma noite, no grande circo da cidade. Por suas estrelas brilharem tão perto no céu, os dois logo se tornaram amigos e aprenderam os números circenses mais surpreendentes. Porém, o medo faz com que os dois se separem e embarquem numa grande aventura.

O grupo:
O grupo se formou em Turim no final dos anos 1960 e transferiu-se para Piacenza, Itália, em 1976, onde funciona até os dias atuais. É um dos responsáveis pela renovação do teatro de sombras na Europa. A companhia nasceu como Teatro Estável e Centro de Produção, Promoção e Pesquisa Teatral no campo da experimentação e do teatro para a infância e a juventude.

Ficha Técnica:
Direção – Fabrizio Montecchi
Adaptação – Nicola Lusuardi (Da Pojken och Stjarnan, de Barbro Lindgren) / Silhuetas – Nicoletta Garioni / Trilha sonora – Michele Fedrigotti / Figurino – Corinne Lejeune / Confecção de silhuetas e material cênico – Sara Bartesaghi Gallo, Sergio Bernasani, Frederica Ferrari e Luana Marchesini / Execução sonoplastia – Anahi Carf (violino), Michele Fedrigotti (piano) e Lello Narcisi (flauta)
Gravação – Cavo Studio
Iluminação e som – Elio Bazzoni
Elenco – Alessandro Ferrara e Laura Zeolla Uma coprodução Teatro Gioco Vita – Teatro Stabile di Innovazione e Teatro Municipal de Piacenza


10h00 e 15h00 – O SONHO DE NATANAEL – Cirquinho do Revirado (Criciúma)
(Classificação: todas as idades. Duração: 35 min.)
Local: Teatro da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.

Espetáculo: O SONHO DE NATANAEL
Direção: O grupo
Técnica: luva e manipulação direta de objetos
Grupo: Cirquinho do Revirado – www.cirquinhodorevirado.blog.terra.com.br

Sinopse:
Um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente, ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois atores que usam objetos para contar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, bonecos e brincadeiras.

O grupo:
Surgiu em 1997 e desenvolveu trabalhos com a manipulação de objetos, bonecos, rua, circo, teatro, música e sombras, participando de festivais por todo o país. Os objetivos do grupo são a produção e representação das mais variadas vertentes do teatro, não se fechando em um estilo, mas descobrindo as possibilidades que a pesquisa teatral pode proporcionar ao exercício da manutenção de um grupo.

Ficha Técnica:
Autor – Yonara Marques
Direção – O Grupo
Cenografia, iluminação e maquiagem – O Grupo Figurino – Fabiano Perucci e Yonara Marques Operadores – Luan M. Joaquim


12h30 – BONECRÔNICAS – Cia. Anima Sonho (Rio Grande do Sul)
(Classificação: livre. Duração: 45 min.)
Local: Concha Acústica da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.

Espetáculo: BONECRÔNICAS
Autores: Tiarajú Carlos Gomes e Ubiratan Carlos Gomes
Técnica: manipulação direta e luva
Grupo: Cia. Anima Sonho ? animasonho@yahoo.com.br

Sinopse:
Criado para comemorar dez anos de atividade do grupo, este espetáculo é composto por esquetes divertidos e números musicais inspirados em cartuns, histórias em quadrinhos, piadas de circo, desenhos animados e longas conversas com grandes mestres do teatro de bonecos como: Javier Villafañe, Guaira Castilla, os irmãos di Mauro e muitos outros.

O grupo:
A Cia. Foi criada em 1984, pelos gêmeos Tiarajú e Ubiratan Carlos Gomes em Porto Alegre/RS. Hoje em dia, com uma nova formação, mantém o seu estilo inconfundível que alcança uma notável comunicação com qualquer tipo de platéia. Reúnem a farsa, a festa, a brincadeira, a comédia e a improvisação e seguem o mesmo caminho dos mestres mamulengueiros do nordeste brasileiro.

Ficha Técnica:
Autores – Tiarajú Carlos Gomes e Ubiratan Carlos Gomes Manipuladores – Ubiratan Carlos Gomes e Cacá Sena Técnica de som e luz – Graziela Saraiva


15h00 – CIRCUS – A NOVA TURNÉE – Cia. Circo de Bonecos (São Paulo)
(Classificação: infantil (a partir de 3 anos). Duração: 50 min.)
Local: Centro de Cultura e Eventos – UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.

Espetáculo: CIRCUS – A NOVA TURNÉE
Direção ? Eduardo Amos
Técnica: luva, marionete e manipulação direta.
Grupo: Cia. Circo de Bonecos – www.circodebonecos.com.br

Sinopse:
No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados. O mundo maravilhoso do circo é recriado em quadros curtos, ágeis e engraçados. A palavra é substituída pelo gesto do clown e pela trilha musical circense. O espetáculo é uma singela homenagem ao universo circense.

O grupo:
Dirigida por Cláudio Saltini, a Cia. Circo de Bonecos nasce da Cia. A Cidade Muda, que desempenhou um importante papel no desenvolvimento e na difusão do Teatro de Bonecos na cidade de São Paulo, nos anos 80 e 90. Em seu novo grupo, Saltini continua a explorar o trabalho experimental e plástico.

Ficha Técnica:
Direção – Eduardo Amos
Criação de bonecos e cenários – Marco Lima e Cláudio Saltini Atores-Manipuladores – Claudio Saltini e Sandro Gattone Produção – Claudio Saltini


15h00 – O MENINO MALUQUINHO – Cia. Andante Produções Artísticas (Itajaí)
(Classificação: infantil (3 a 9 anos). Duração: 35 min.)
Local: Hospital Infantil Joana de Gusmão, Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica.

Espetáculo: O MENINO MALUQUINHO
Direção: Marcelo F. De Souza
Técnica: manipulação de luva, vara e silhueta
Grupo: Cia. Andante Produções Artísticas – www.cia-andante.blogspot.com

Sinopse:
Espetáculo baseado no personagem, de mesmo nome, de Ziraldo que busca por meio da singeleza e poesia visual do teatro de bonecos o resgate da essência, pureza e simplicidade das brincadeiras infantis “à moda antiga”.

O grupo:
Sediada em Itajaí/SC desde 2005, as montagens da Cia. Andante caracterizam-se pela exploração e preservação de uma estrutura tradicional do teatro de animação, buscando novas possibilidades estéticas. Destacando a presença da empanada (palquinho), o boneco de luva, o trabalho solo e a linguagem não verbal, buscando no trabalho do ator manipulador a ação geradora da ânima orgânica e o aprimoramento técnico/poético/estético da atuação com bonecos.

Ficha Técnica:
Direção e roteiro – Marcelo F. de Souza
Confecção dos bonecos ? Marcelo F. de Souza e Jô Fornari Manipulação – Jô Fornari Cenário – Luis Melo Técnica – Laércio Amaral e Sandra Knoll Produção – Cia. Andante e Sandra Knoll


19h00 [ Apresentação suspensa ] A FARSA DO PANELADA – Grupo Co-letivo da UDESC (Florianópolis)
Local: Escola de Educação Básica Municipal Henrique Veras, Rua João Pacheco da Costa, 249 – Lagoa da Conceição.


20h00 – HAGËNBECK – Cia. Experimentus Teatrais (Itajaí)
(Classificação: jovens e adultos. Duração: 50 min.)
Local: Teatro da UBRO – União Beneficente Recreativa Operária, Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 ? Centro.

Espetáculo: HAGËNBECK LTDA
Direção – Daniel Olivetto
Técnica: manipulação direta.
Grupo: Cia. Experimentus Teatrais – www.experimentus.com.br

Sinopse:
É noite de visitação nas instalações da Hagënbeck Ltda, uma importante companhia de expedição que apresenta os resultados de seu novo
experimento: Pedro Vermelho, que expõe aos visitantes da noite como ingressou no mundo humano, adquirindo os trejeitos e virtudes de um homem. Inspecionado por uma câmera no teto do laboratório, ele discorre sobre a jornada de libertação de um simples primata até o posto de um homem que domina sua própria fala e argumentos.

O grupo:
Desde 1999, a Cia. Experimentus vem explorando linguagens cênicas
diversas: o ator e seu texto, o boneco e outras formas animadas, os textos literários como elemento base para dramaturgias, o teatro para crianças, as montagens para adultos… Neste caminho cinco espetáculos chegaram aos palcos e salas alternativas… circuitos, intercâmbios e projetos de formação foram realizados… e desde lá muitas andanças aconteceram pelo Brasil!

Ficha Técnica:
Criado a partir do conto ?Informação para uma Academia?, de Franz Kafka Direção ? Daniel Olivetto Assistência de Direção ? Sandra Knoll Atuação ? Marcelo F. de Souza Contra regra ? Jô Fornari Dramaturgia e Figurino ? Daniel Olivetto e Marcelo F. de Souza Concepção de Boneco ? Marcelo F. de Souza Confecção de boneco ? Marcelo F. de Souza, Paulo Nazareno (mecanismos) e Sérgio Tastaldi (látex) Voz em off ? Marcello Trigo Edição de Som ? Roberta Sabino e Luiz Marcello Trigo Preparação Corporal e Coreografia ? Vanclléa Segtowitch Cenário, Arte Gráfica, Concepção de Som e Luz ? Daniel Olivetto Fotos ? Guilherme Peixoto, Leandro de Mamam, Ricardo Silva e Samara Zukoski Operação de Som e Luz ? Alex Nascimento e Sandra Knoll Produção ? Daniel Olivetto, Jô Fornari e Sandra Knol


Realização e Parcerias do FITAFloripa:

O festival tem patrocínio do Guaraná Antarctica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Conta ainda com o patrocínio cultural do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultural), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Governo Federal, e Tractebel Energia S.A. A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Consulado Francês, o Centro de Artes (Ceart) da Udesc, a Secretaria de Cultura e Arte e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC dão apoio institucional à iniciativa. O FITAFloripa tem apoio ainda da transportadora Cena em Trânsito.

Sobre os ingressos:

GRATUITO (espaços alternativos, Teatro da UFSC e para escolas públicas
– agendadas com antecedência).
R$ 8,00 (inteira).
R$ 4,00 (meia ? estudantes, idosos com ou acima de 60 anos, classe artística ? é necessária a apresentação do devido documento na entrada dos teatros).

Obs.: O FITAFloripa participa da Campanha do Agasalho 2009. Ao trazer um agasalho você pagará meia entrada.

Pontos de venda de ingressos:

Centro de Cultura e Eventos ? UFSC
Secretaria do FITAFLORIPA
(Universidade Federal de Santa Catarina ? Campus Trindade) De 14/06 (domingo) a 20/06 (sábado), das 09h00 às 20h00.
Bilheteria geral do evento. Os ingressos de outros teatros poderão ser adquiridos neste local com até um dia de antecedência.

Teatro Álvaro de Carvalho – TAC
(Rua Marechal Guilherme, 26 ? Centro)
Bilheteria aberta a partir das 13h00 e somente venderá ingressos deste espaço.

Teatro da UBRO – União Beneficente Recreativa Operária (Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 ? Centro) A bilheteria será aberta uma hora antes dos espetáculos e somente venderá ingressos deste espaço.

Avisos:

Os ingressos para os espetáculos que acontecerão no espaço Teatro da UFSC poderão ser retirados anteriormente, no máximo dois ingressos por pessoa; ? Não será permitida a entrada depois do início dos espetáculos.
Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, deficientes físicos e gestantes.
Não fazemos trocas nem devoluções de ingressos.
Não aceitamos cheques e cartões de débito ou crédito.
Não fazemos reservas de ingressos.
Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.


SERVIÇO:

O QUÊ: FITAFloripa 2009 – Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis.
QUANDO: Quinto dia:18 de junho de 2009, quinta-feira. O festival ocorre de 14 a 20 de junho, em diversos horários.
ONDE: Diversos locais
QUANTO: Gratuito, R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia)

Veja a programação completa no site www.fitafloripa.com.br

Mais informações no site do evento e pelo telefone (48) 3721-5937 comercial)

Coordenadora geral do FITAFloripa, Sassá Moretti: (48) 9967-5424 Coordenação Executiva: Zélia Sabino: (46) 8407-7598 Assessora de Imprensa: Letícia Kapper: (48) 9916-9955 e imprensafita@gmail.com

Veja notícia geral sobre o FITAFloripa em http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=9245&url=ufsc

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img