20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Floram faz doação de 200 mudas para Associação Praia Brava

spot_img

Floram faz doação de 200 mudas para Associação Praia Brava

spot_imgspot_img

Com o objetivo de implementar ações no sentido de valorizar o bem natural, de forma a preservá-lo adequadamente faz com que as solicitações de doação de mudas sejam uma das prioridades na gestão do diretor superintendente da Floram Gerson Basso.

Na Praia Brava o presidente da Associação Honorato Tomelin diz que os associados solicitam a substituição de 98 amendoeiras lá existentes por plantas nativas. “Estas causam menos problemas ao sistema de drenagem do balneário e o diretor superintendente Gerson Basso sensibilizou-se com nosso pedido”.

A intenção da associação é plantar árvores adultas (2,0 a 3,0 metros) e aguardar seu desenvolvimento, com destaque para os exemplares de palmeiras, pata de vaca, ipê rosa e sibipiruna.

Para Gerson Basso a sibipiruna tem sido muito usada para arborização de ruas e avenidas pelo seu porte menor. “A Floram efetua o plantio para a arborização de parques, praças. Já as mudas de ipê-rosa são muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido. E a Pata de Vaca (Bauhinia forficata)é uma planta arbórea que pode chegar a 6 metros de altura, copa frondosa, bonita, e que, em determinada época do ano, lança flores brancas que são muito parecidas com orquídeas”.

Benefícios com o plantio de plantas

Além do prazer em plantar,cuidar do jardim, regar diariamente,há o retorno de assistir o desenvolvimento de cada espécie nativa.

O benefício do plantio de plantas para a nossa saúde começa com a renovação do ar no ambiente. Explica o biólogo da Floram Luiz Pazini que através do processo chamado fotossíntese as plantas realizam a filtração de ar, onde o dióxido de carbono (CO2) é absorvido e devolvido ao ar em forma de oxigênio (O2). “O ciclo habitual da fotossíntese normalmente acontece de manhã, pois aproveitam a luz solar. Porém há outros grupos de plantas pertencentes a ambientes mais calorosos, que invertem a ordem e realizam a fotossíntese à noite”.

O especialista Paulo Heib escreve em seu blog flor plantas que é aconselhável combinar ambas as classes de plantas para desfrutar do ciclo 24 horas do dia. “Uma planta também acrescenta umidade no ar. Isto é benéfico para ter a nossa garganta e pele, entre outras, bem hidratadas. As plantas absorvem gases nocivos, como alguns componentes do tabaco. Assim, podemos dizer que atuam contra a poluição, já que com a ajuda de algumas bactérias que se encontram na raiz, transformam estes gases em nutrientes”.

Paulo conta que para os alérgicos a pó, as plantas podem ser muito benéficas pois reduzem a presença de pó no ar em até 20%. “As plantas reduzem o ruído no ambiente, especialmente em lugares fechados”.

Para o diretor superintendente da Floram Gerson Basso, a Floram atende uma demanda de doação de mudas para associações, escolas e quando possível, faz-se a doação para munícipes. Porém esta prática só acontece em ocasiões especiais, pois a legislação não autoriza para o que é privado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img