16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Florianópolis conquista 49 medalhas na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

spot_img

Florianópolis conquista 49 medalhas na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

spot_imgspot_img

Florianópolis conquistou 49 medalhas na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OPA). Foram 11 de ouro, 9 de prata e 29 de bronze. A competição reuniu cerca de 775 mil alunos distribuídos por quase 9 mil escolas. A olimpíada contou ainda com o auxílio de mais de 62 mil professores.

Só de Santa Catarina foram 22.919 participantes. Desse número, 229 levaram medalhas de ouro. Somando todas as medalhas, o estado chegou a 1.082 medalhas nos quatro níveis da olimpíada. A grande força da edição desse ano veio do ensino público: 838 medalhistas eram de escolas públicas contra 244 de instituições particulares.

Os estudantes de Santa Catarina também participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e obtiveram 42 medalhas de prata e 105 de bronze. Promovida pela OBA, a iniciativa avalia a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante.

Ambos os eventos foram voltados para estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada. Eles acontecem dentro da própria escola e são divididos em quatro níveis.

Ainda outros 120 estudantes de diversas regiões do país foram convidados para as Jornadas Espaciais, eventos organizados pela Agência Espacial Brasileira. As programações contam com oficinas sobre ciências espaciais, visitação em instituições de grande relevância no segmento como, por exemplo, o Memorial Aeroespacial Brasileiro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Ainda mil alunos do Brasil todo foram pré-selecionados para participar da seleção das duas equipes que vão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês) e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Nesse ano, o Brasil conquistou duas medalhas de prata e três de bronze na IOAA, que aconteceu na cidade de Vólos, Grécia. Já na OLAA, na cidade de Cochabamba, Bolívia, o país surpreendeu e levou três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Essa foi a primeira vez que uma delegação conquista três medalhas de ouro numa mesma edição.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img