21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Florianópolis é a primeira capital brasileira a atingir 100% de cobertura populacional na Saúde da Família

spot_img

Florianópolis é a primeira capital brasileira a atingir 100% de cobertura populacional na Saúde da Família

spot_imgspot_img

O diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Melo, estará em Florianópolis nesta terça-feira, 31, para a entrega de placa que oficializa Florianópolis  como a primeira capital brasileira a alcançar 100% de cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

O evento, chamado de Floripa 100% – Cobertura Total de Saúde da Família, será no Centro de Saúde Novo Continente, às 14h.

A homenagem do governo federal confirma a posição de destaque nacional que Florianópolis vem conquistando nos últimos dois anos, em especial na Atenção Primária à Saúde.

Esses resultados se refletem em baixa taxa de internações por condições sensíveis à atenção básica (19,96%), bem abaixo da média nacional, que é de 33,22%.  Essa taxa tem sido utilizada como um dos principais instrumentos internacionais para avaliar o acesso da população e a qualidade dos serviços prestados pela atenção básica.

Dados

Em 2014, foram realizadas 355.857 consultas médicas nos centros de saúde de Florianópolis. Destas, 195.503 (55%) foram realizadas no mesmo dia da procura do paciente. Outras 1.755 são pré-agendamentos com programação de longo prazo, como pré-natal ou puericultura.

Das 158.599 restantes, 30% das unidades conseguem executar as consultas, na média, em até uma semana e, no geral, a rede consegue executar as consultas agendadas em até 10 dias.

Perto de 90% dos centros de saúde de Florianópolis oferecem atendimento em até sete dias. “Podemos dizer que o ‘plano de saúde’ que consegue prover o primeiro atendimento ao cidadão de forma mais ágil na Capital é o SUS”, disse o secretário. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img