fique por dentro de floripa

- Geral - Florianópolis é a primeira cidade do mundo com lei que promove oficialmente a Semana da Língua Italiana

21.10.2019

Florianópolis é a primeira cidade do mundo com lei que promove oficialmente a Semana da Língua Italiana

21.10.2019
Florianópolis é a primeira cidade do mundo com lei que promove oficialmente a Semana da Língua Italiana
Foto: Lara Decker

A capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis, é a primeira cidade do mundo a ter institucionalizada a Semana da Língua Italiana através de uma lei. A proposta foi aprovada em sessão da Câmara Municipal, ontem à tarde, e algumas horas depois sancionada pelo prefeito Gean Loureiro. A assinatura do documento ocorreu em evento realizado pela direção do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina (CIB), no Restaurante Maremonti, e marcou o início das comemorações da XIX Settimana Della Lingua Italiana nel Mondo.

De acordo com o texto da lei número 10.635, a Semana da Língua Italiana tem como objetivos “valorizar  o patrimônio histórico, artístico cultural brasileiro e italiano” e “difundir a língua italiana”. Com essa nova lei, fica oficializada uma política de Estado que busca “promover ações como: palestras, debates, encontros, feiras, eventos e seminários com foco na temática para o público em geral”.

'Além de proporcionar aos cidadâos acesso à cultura, história e conhecimento, essa lei significa o reconhecimento da presença italiana na nossa cidade', disse a vice-presidente do CIB, Alessandra Carioni. Para ela, a aprovação da lei é também a demonstração de como é relevante a contribuição da etnia na formação da população brasileira e, principalmente, da importância do ensino da lingua italiana como instrumento de ligação e troca para o futuro    

Ao sancionar a lei, o prefeito Gean Loureiro falou de valorizar a diversidade de culturas na formação da cidade e sobre a população ser acolhedora em relação a todas as pessoas. Ele lembrou que Florianópolis tem forte influência açoriana, porém, entre outras culturas, há também participação de descendentes italianos, fato que agora passa a ser reconhecido por lei. “Com essa decisão (a assinatura da lei) vamos fortalecer nossos laços diplomáticos com a Itália, além de demonstrarmos nosso carinho à comunidade italiana com contribuições que já  já estão incorporadas no nosso cotidiano como a sua rica gastronomia”, disse o prefeito.

Roseli Pereira, superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e que foi uma das defensoras da aprovação da lei, também comemorou a nova lei. “Significa reconhecer a influência italiana com a importância que tem na formação da nossa cidade e de Santa Catarina, que é um mosaico cultural com grande diversidade”.

Settimana em Florianópolis - Na edição deste ano de uma das maiores comemorações italianas, a Settimana Della Língua Italiana nel Mondo, o Círculo Italiano Brasileiro/SC está com uma intensa programação que inclui jantares, bate-papos com chefe nacionais e internacionais, workshops, palestras, shows musicais, apresentações teatrais, capacitação de professores, lançamento de livro, sorteio de bolsas de estudo, formatura de alunos e para encerrar comemoração do aniversário do CIB/SC, que agora em 2019 completa 34 anos.

A “Settimana della Lingua Italiana nel Mondo” é uma manifestação internacional promovida pela rede cultural e diplomática italiana todos os anos, na terceira semana de outubro, sobre um tema proposto pela Farnesina Ministério degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, para a organização de um vasto programa cultural visando a difusão da língua italiana no mundo; dando vida a un diálogo intercultural com escritores, artistas, intelectuais e sociedade civil em diversos países.

Para esse ano o CIB-SC preparou uma novidade, o primeiro circuito gastronômico italiano, em homenagem à Setimana. O Circuito Gastronômico Italiano em Florianópolis – Un Boccone, pretende ser um instrumento de promoção para atrair pessoas, gerar indução turística, aumentar a renda e a visibilidade dos bares e restaurantes, através de lembranças e sensações. Foram confirmados 10 restaurantes italianos Jazzin, Bel Mangio, Forneria Santa Mônica (centro e Campinas/São José), Nonno Napo, Salve!, Bocca al lupo, Max Gelateria, Pão Italiano, Maremonti e Di Tutti.

Como um dos aspectos mais singulares da cultura, a gastronomia revela elementos da simbologia social cotidiana que constitui as tradições de um povo e forma um patrimônio que traduz o que não é dito, mas sentido. 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Zurich Airport anuncia novo CEO para América Latina

19.11.2019

Zurich Airport anuncia novo CEO para América Latina

Prefeitura de Florianópolis vai promover Mutirão da Cidadania no Norte da Ilha

19.11.2019

Prefeitura de Florianópolis vai promover Mutirão da Cidadania no Norte da Ilha

Guia Manezinho é finalista do Prêmio Nacional do Ministério do Turismo 2019

18.11.2019

Guia Manezinho é finalista do Prêmio Nacional do Ministério do Turismo 2019

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.