Florianópolis é tema de livro para colorir que será lançado nesta quinta-feira

VariedadesFlorianópolis é tema de livro para colorir que será lançado nesta quinta-feira

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Fórum gratuito da ACATMAR qualifica para a economia do mar, que emprega quase 240 mil em SC

O VI Fórum de Capacitação Técnica ACATMAR acontece na terça-feira (20), no IFSC Câmpus Florianópolis-Continente, com nove palestras e inscrições gratuitas para quem trabalha ou quer trabalhar no setor náutico.

Compartilhe

O arquiteto, fotógrafo e designer gráfico Joel Pacheco lança o livro “Colorindo Floripa – Roteiro Cultural” nesta quinta-feira,13, às 19h, na Livraria Saraiva do Beiramar Shopping. A obra é uma coletânea de 118 desenhos para colorir resultantes de um trabalho feito com programas de computador sobre fotografias de locais expressivos da cidade. 

Para eleger as imagens entre as mais de 50 mil que compõem o seu acervo, Joel considerou a relevância histórica, cultural, arquitetônica enatural de casarios, prédios, praças, igrejas, praias, fortalezas e costumes da capital catarinense. 

As ilustrações são numeradas e dispostas em sequência de dois roteiros: um pela região central, onde se concentra a maioria dos monumentos, e outro abrangendo as demais localidades da Ilha e do Continente. Nas últimas páginas há informações sobre cada ponto a ser visitado e sua posição no mapa, guiando com facilidade moradores e turistas, inclusive os estrangeiros, pois a publicação é bilíngue em português e inglês.

 Arquiteto, fotógrafo e designer gráfico Joel Pacheco (Foto: Vera Lúcia Gonçalves da Silva)

Quarto título do arquiteto, conhecido por pesquisar e divulgar o patrimônio histórico e paisagístico de Florianópolis como forma de preservá-lo, “Colorindo Floripa – Roteiro Cultural” é uma edição própria patrocinada pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com apoio da Engie Tractebel Energia, Supermercados Imperatriz, Casas da Água, Kredilig e Editora Notícias do Dia. A tiragem inicial é de três mil exemplares, sendo 20% doados a bibliotecas públicas do Brasil relacionadas pelo MinC.

Ficha técnica

Em formato quadrado de 25cm x 25cm, são 108 páginas com 118 desenhos em preto e branco adaptados de fotografias originais por intermédio dos softwares Photoshop, Illustrator e InDesign. O papel offset 120 gramas, mais grosso e ideal para pintura, provém de reflorestamento.

A capa é colorida e enriquecida com aplicações em verniz. Na contracapa há um código QR que, lido por aplicativo de telefone celular, dirige o usuário a um blog com todas as ilustrações já colorizadas digitalmente pelo autor.

Impresso na gráfica Impressul, de Jaraguá do Sul (SC), tem concepção, coordenação, projeto gráfico, textos e desenhos de Joel Pacheco. A revisão é de Luiz Henrique da Silva e a tradução da ABS Traduções.

Serviço

*O quê: lançamento do livro “Colorindo Floripa – Roteiro Cultural”, de Joel Pacheco

*Quando: 13/10, quinta-feira, às 19h

*Onde: Livraria Saraiva do Beiramar Shopping, Rua Bocaiuva, n° 2.468, Piso Sambaqui, Centro, Florianópolis

*Quanto: R$ 30 no dia e R$ 45 após

*Obs.: a partir do dia 14 também estará à venda nas livrarias Catarinense, Nobel, Livros e Livros, Sur e Cordel, na Casa dos Açores e na Casa Açoriana