24.2 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Florianópolis fica entre as 10 melhores cidades no ranking nacional da transparência das contas públicas

spot_img

Florianópolis fica entre as 10 melhores cidades no ranking nacional da transparência das contas públicas

spot_imgspot_img

A Associação Contas Abertas, cujo objetivo é fomentar a transparência, o acesso à informação e o controle social da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, divulgou nessa sexta-feira, 30, o resultado da 3ª edição do Índice de Transparência, pesquisa que resultou na análise dos Portais Transparência de 26 Estados do país e do Distrito Federal, além das Capitais. Florianópolis ficou em 9º em pesquisa. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

Um Comitê de Transparência, formado por especialistas nacionais em finanças e contas públicas, desenvolveu indicadores capazes de avaliar o conteúdo e o grau de transparência ativa das informações disponibilizadas pelas administrações públicas.

Além disso, levantamento realizado em 2014 pela Controladoria-Geral da União a partir dos sítios oficiais dos Poderes Executivos estaduais e municipais, comprovou o devido atendimento da Lei de Acesso à Informação por parte da Prefeitura Municipal de Florianópolis. No resultado final da CGU, 73% dos Estados, 65% das Capitais e apenas 24% dos Municípios brasileiros cumprem com a legislação vigente.

Nova plataforma: acesso amplo, geral e irrestrito às informações da Prefeitura.

Em abril de 2013 foi lançado o Portal “Florianópolis Transparente”, com quinze sessões agrupadas por assuntos de interesses afins: conheça o portal, institucional, contas abertas, folha de pagamento, diárias e passagens, quadro funcional, licitações, contratos, convênios, consulta a processos, ouvidoria, publicações, geoprocessamento corporativo, perguntas frequentes e fale conosco.

Hoje, com cerca de 100.000 acessos desde a sua criação, a plataforma é considerada um dos portais transparência mais atualizados do país.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img