16.8 C
fpolis
domingo, outubro 17, 2021
cinesytem

Florianópolis participará de campanha mundial pelo fim da violência contra mulheres

spot_img

Florianópolis participará de campanha mundial pelo fim da violência contra mulheres

spot_img

Florianópolis vai participar da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que, na cidade, será lançada às 17h da próxima quinta-feira, 20, no Largo da Alfândega, no Centro. No Brasil, a iniciativa é deflagrada cinco dias antes dos demais 158 países participantes da campanha, para conciliá-la com os atos pelo Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Na Capital, a sexta edição da campanha organizada pela Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), que vai até o dia 10 de dezembro, tem como tema “Conheça e Faça Valer seus Direitos”.

Neste sentido, ela será marcada por 40 atividades, como palestra sobre violência obstétrica, pedágio educativo com distribuição de cartilha sobre a Lei Maria da Penha (que coíbe e previne a violência doméstica e familiar contra a mulher) e debate sobre diversidade e gênero no mundo do trabalho, entre outras – ver programação completa em anexo.

A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Dalva Maria Kaiser, destaca que, este ano, a campanha conta com a participação de organizações privadas, além das entidades públicas das áreas da mulher e de direitos humanos, o que evidencia uma maior mobilização e sensibilização da sociedade com a questão.

Números da violência

De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o Brasil ocupa a sétima posição em número de homicídios femininos, entre 84 países, e Florianópolis, a 25ª posição, no total de 27 capitais brasileiras. Vale destacar que esses dados apresentam elevados níveis de “feminicídio”, tido como crime praticado contra a mulher em razão do gênero.

spot_img
spot_img