fique por dentro de floripa

- Saúde - Florianópolis recebe congresso de Endocrinologia e Metabologia

13.08.2019

Florianópolis recebe congresso de Endocrinologia e Metabologia

13.08.2019
Florianópolis recebe congresso de Endocrinologia e Metabologia
Foto: Divulgação

Evento divulgará Guia Internacional sobre Desreguladores endócrinos 

Entre os dias 21 e 24 de agosto, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) realiza o Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBAEM), em Florianópolis, Santa Catarina. O evento abordará as principais novidades e diretrizes da especialidade, com destaque para a divulgação do Guia de Disruptores Endócrinos (substâncias que atrapalham o funcionamento dos hormônios no organismo), feito pela Endocrine Society, dos Estados Unidos, juntamente com a Organização Não Governamental IPEN (www.ipen.org). O documento, traduzido pela SBEM, será lançado no Brasil durante a conferência de uma das autoras do guia, a norte-americana, Michele Andrea La Merril, “Global health impacts of exposure to endocrine-disrupting chemicals” (Impactos globais na saúde causados pela exposição à substâncias químicas desreguladoras do sistema endócrino). O tema também será debatido por outros especialistas da SBEM que avaliam os impactos na tireoide e no sistema reprodutivo, por exemplo. 

“O tema desreguladores endócrinos é, hoje, um dos mais importantes para a saúde pública no Brasil e no mundo. A discussão deve envolver médicos, pacientes e, principalmente, governos. Com a integração de todos, podemos contribuir com medidas mais efetivas. Por isso, nosso congresso está trazendo uma conferencista norte-americana e vamos debater e divulgar este guia para a sociedade”, ressaltou Dr. Rodrigo Moreira, presidente da SBEM. 

Já no primeiro dia do evento, haverá uma mesa especial para discutir as atualidades e particularidades do câncer de tireoide, doença que tem aumentado muito na população entre 20 e 49 anos. Outros simpósios abordarão temas como vigorexia (obsessão pelo “corpo perfeito”); testosterona e disfunção sexual nas mulheres; novas drogas usadas como moderadores de apetite no combate à obesidade; o uso de anabolizantes e termogênicos. “Vamos falar sobre os novos e mais modernos tratamentos, com menores efeitos colaterais em pacientes com sobrepeso e obesidade. Também vamos abordar a chegada de novos medicamentos no país, como a Lorcaserina e a Liragluitda”, destaca Alexandre Hohl, presidente do congresso e ex-presidente da SBEM. 

O CBAEM contará com a participação de palestrantes de diversas regiões do Brasil e outros internacionais, dos Estados Unidos e Portugal. São mais de 3.000 especialistas inscritos participando de simpósios e palestras sobre os principais temas de Endocrinologia e Metabologia, como o Diabetes, a suplementação alimentar e esporte, obesidade, osteoporose, disfunção sexual masculina e feminina, metabolismo ósseo, andrologia. “Vamos discutir os temas que estão em destaque na mídia e todos poderão desfrutar e dividir novos conhecimentos para a prática clínica da endocrinologia”, finaliza Rodrigo Moreira.   

Serviço

Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBEM)

Data: de 21 a 24 de agosto de 2019

Local: Centro de Convenções CentroSul – Avenida Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis - SC 

Realização: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Site: http://cbaem2019.com.br/

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Ação do dia Nacional da vacinação do laboratório Santa Luzia

16.10.2019

Ação do dia Nacional da vacinação do laboratório Santa Luzia

Lei Municipal de Incentivo à Cultura viabiliza 5146 sorrisos no Hospital Infantil Joana de Gusmão

15.10.2019

Lei Municipal de Incentivo à Cultura viabiliza 5146 sorrisos no Hospital Infantil Joana de Gusmão

No Largo da Catedral Metropolitana, Estácio incentiva alimentação sustentável

15.10.2019

No Largo da Catedral Metropolitana, Estácio incentiva alimentação sustentável

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.