Florianópolis recebe evento nacional de estudantes de matemática na próxima semana

EventosFlorianópolis recebe evento nacional de estudantes de matemática na próxima semana

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Fórum gratuito da ACATMAR qualifica para a economia do mar, que emprega quase 240 mil em SC

O VI Fórum de Capacitação Técnica ACATMAR acontece na terça-feira (20), no IFSC Câmpus Florianópolis-Continente, com nove palestras e inscrições gratuitas para quem trabalha ou quer trabalhar no setor náutico.

Compartilhe

Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, a capital catarinense receberá 200 jovens craques da matemática de escolas públicas de todo o país (sendo seis deles do interior de Santa Catarina). Participantes do IV Encontro do Hotel de Hilbert foram selecionados por seu desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) realiza pela primeira vez na capital catarinense, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, um encontro que reúne os 200 alunos com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Realizada desde 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. Selecionados dentre os 4.500 participantes do PIC, os 200 alunos de escolas públicas de todos os estados do país chegam a Florianópolis no dia 27, domingo, e retornam no dia 2 de agosto, sábado.

Alunos catarinenses – Chamado de Encontro do Hotel de Hilbert (em homenagem a David Hilbert, um dos maiores matemáticos do Século XX), o evento está na sua quarta edição, sendo as três primeiras realizadas na cidade de Friburgo (RJ). De Santa Catarina, foram selecionados seis alunos (cinco meninas e um menino), sendo dois de Chapecó, um de Taio, um de Porto Belo, um de Witmarsum e um de São João do Sul.

Programação – Além de palestras e oficinas, também estão previstos minicursos, gincaninhas e jogos matemáticos. Outra atividade que costuma mobilizar bastante os alunos é o “Problema do Dia”. Diariamente é apresentado um problema a todos os alunos, que devem colocar a solução em uma urna até às 22h. Na festa de confraternização, no dia 1º de agosto (último dia), os alunos que apresentaram as melhores respostas são premiados.