27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe exposição de arte em outdoor com obras de artistas renomados

spot_img

Florianópolis recebe exposição de arte em outdoor com obras de artistas renomados

spot_imgspot_img

Projeto rodará pelas 27 capitais e tem como objetivo promover reflexão em torno do momento atual do país

No próximo dia 12 de outubro, Florianópolis inaugura o outdoor que fará parte do projeto M.A.P.A. – Modos de Ação para Propagar Arte – em sua primeira edição com a mostra No Calor da Hora e que tem como objetivo levar arte para o espaço público e provocar reflexões, por meio da arte, acerca do caos político e social diante de uma pandemia que deixa transparecer de maneira ainda mais evidente a fragilidade do processo democrático brasileiro. 

27 artistas cujas poéticas derivam de múltiplos percursos – como artes visuais, cinema e literatura, entre outros -, irão ocupar 27 espaços de outdoor em todas as capitais do país, um por cidade.  A ideia é que cada artista, a partir de sua própria prática poética, apresente um trabalho que problematize as questões urgentes do presente. Um dos fios condutores para o convite foi a diversidade tanto em termos de atuação quanto em termos de representatividade nas muitas regiões do país. “Procuramos contemplar a pluralidade da arte contemporânea em produções que abordam, em grande parte, questões ligadas à temas fundamentais do presente.   Pensando que o espaço público é também, por excelência o local da diversidade, das divergências e do debate.” afirma Patricia Wagner, curadora do projeto. A ideia de se valer do espaço urbano como campo para reflexão ocorre não apenas a partir da suspensão do acesso aos equipamentos culturais do país, como também da impossibilidade de manifestações coletivas em espaços públicos e a vontade de deixar a arte acessível a um público mais amplo.  O caráter descentralizado da mostra visa fortalecer um programa de deslocamento entre os artistas e seus locais habituais de fala e exibição.

"Nossos projetos sempre foram pensados para inserir a arte no cotidiano, tornando possível que ela penetre a vida das pessoas de maneiras diferentes. Mas havia um desejo antigo de trabalhar em uma escala maior e mais plural, acessar diferentes públicos" diz Camilla Barella, sócia da VIVA Projects ao lado de Cecília Tanure e uma das idealizadoras e organizadoras da mostra. "Muitas questões acerca das nossas responsabilidades civis são discutidas por meio da arte, mas muitas vezes em ambientes de acesso restrito, seja por questões geográficas, alcance intelectual ou poderio econômico”, finaliza ela.

 

A lista de artistas conta com André Komatsu, Aline Mota, Anna Costa e Silva, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, avaf, Dalton Paula, Gê Viana, João Pinheiro, Karim Ainouz, Leonora de Barros, Paulo Bruscky, Paulo Nazareth, Ricardo Basbaum, Romy Pocztaruk, Santídio Pereira, Sonia Gomes, Traplev, Thiago Honório, Vera Chaves Barcellos.

A mostra será dividida em 4 ciclos, começando em 6 cidades, exibidas em conjunto durante 15 dias, até completar o total de 27 cidades. Simultaneamente à exibição nos outdoors, as obras também serão incorporadas à plataforma virtual do projeto que pode ser acessado para mais informações: www.vivaprojects.org/mapa

 

*Em caráter de exceção, devido a Lei Cidade Limpa, em São Paulo a obra será exposta no munícipio do Osasco.

 

PROJETO M.A.P.A. MODOS DE AÇÃO PARA PROPAGAR ARTE

Primeira edição: No Calor da Hora 

Data: De 31/08/2020 a 25/10/2020

Ciclo 1 (de 31/08 a 13/09): Rio Branco / Curitiba / Vitória / Salvador / Cuiabá / Brasília

Ciclo 2 (de 14/09 a 27/09): Manaus / Goiânia / São Luís / Fortaleza / Belo Horizonte / Belém / João Pessoa

Ciclo 3 (de 28/09 a 11/10): Recife / Teresina / Rio de Janeiro / Natal / Maceió / Porto Alegre / Campo Grande

Ciclo 4 (de 12/10 a 25/10) Porto Velho / Boa Vista / Florianópolis / Osasco / Aracajú / Palmas / Macapá

 

Site: www.vivaprojects.org/mapa

Instagram: @Viva Projects 

 

SOBRE VIVA PROJECTS

VIVA Projects  é uma agência que produz conteúdo, projetos e consultorias de arte contemporânea. Liderada por Camilla Barella e Cecilia Tanure, a VIVA cria experiências e gera intersecções entre meios e indivíduos.  Trabalhamos com pessoas, empresas e instituições que buscam interagir, colaborar e expandir seus universos com cultura e arte. Entre nossos clientes estão empresas como: Marian Goodman Gallery, Oi Futuro, Banco ABN Amro, David Zwirner, Ray-ban. Em nossos projetos já colaboramos com artistas como: Ernesto Neto, AVAF, Mauricio Iânes, Luiz Zerbini, Sonia Gomes, Paulo Pjota, Paulo Bruscky, entre outros.

 

SOBRE PATRÍCIA WAGNER 
Patricia Wagner é curadora independente e mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP.  Desenvolve projetos de curadoria e pesquisa na área de artes visuais, com ênfase na produção contemporânea, atuando principalmente nos temas ligados à memória, história e temporalidade. Realizou exposições individuais e coletivas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img