20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe exposição de arte urbana em homenagem à motorista de app

spot_img

Florianópolis recebe exposição de arte urbana em homenagem à motorista de app

spot_imgspot_img

 

Com painéis a céu aberto, mostra está em sete capitais e é composta por obras que retratam rostos e histórias dos parceiros

Os motoristas de aplicativos fazem parte do cenário urbano de diversas cidades brasileiras e são uma conexão vital das pessoas com seu entorno, transportando milhões de passageiros diariamente. Em uma iniciativa para tirá-los do anonimato e dar destaque ao papel essencial que esses trabalhadores ocupam na sociedade, a 99 promove uma exposição a céu aberto com murais de arte que homenageiam esses parceiros. A criação é da CP+B Brasil.
 

Em Florianópolis, a obra é assinada pela artista Gugie. O motorista homenageado é Mario Mariano de Assis, que trabalhou por 20 anos como motorista de ônibus na sua cidade natal, São Paulo. Há dois anos decidiu se mudar com a família para Florianópolis e, aos 56 anos e com medo de não conseguir se recolocar no mercado, Mário encontrou uma fonte de renda quando conheceu a 99. No painel, a artista retrata Mário com sua esposa e um detalhe no peito mostra os filhos e netos.
 

Outras seis capitais brasileiras também receberam a exposição: São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e Porto Alegre. Além da catarinense Gugie, as obras também são assinadas por artistas como Raiz Campos, Deneri e o Coletivo Cinz’art (Daub, Pulga, Cusp, Berg e Garibald). Em Florianópolis, o painel fica na lateral de um prédio na Rua Tenente Silveira, 94.
 

"Nossa intenção com a exposição foi mostrar quem são essas pessoas que fazem parte da nossa vida. É alguém que te levou para a entrevista do seu primeiro emprego, para visitar um amigo querido, ou que te ajudou em uma situação específica. São tantas histórias que envolvem os motoristas, que nós decidimos dar destaque a elas de uma maneira que só a arte poderia, por isso, convidamos artistas urbanos para criar esses painéis", explica Juliana Biasi, Diretora de Branding da 99.
 

A ação faz parte da campanha institucional "Se cuida, vai de 99", que apresenta o novo posicionamento da marca de cuidado para a sociedade, e traz uma série de pinturas urbanas que retratam os rostos e as histórias de motoristas da plataforma, além de um vídeo que mostra todo o processo de pintura. "Para retratar os motoristas parceiros da 99, utilizamos um recurso que, assim como eles, faz parte do cotidiano urbano e, muitas vezes, torna nossas cidades mais interessantes: a Street Art", complementa Marcos Medeiros, sócio e CCO da agência.
 

Além da pintura, as peças também exibem o nome, um breve perfil e uma pequena história dos profissionais – algo que tenha sido determinante para escolherem a parceria com a 99.
 

Em Porto Alegre, Salvador e São Paulo, as obras ficam nos arredores das comunidades onde vivem os motoristas parceiros retratados. Em Goiânia, Florianópolis, Belo Horizonte e Manaus, as artes podem ser vistas em muros e painéis em pontos movimentados das cidades. Como o escritório do motorista de aplicativo é nas ruas, fazer essa exibição nesse ambiente permite que eles e passageiros tenham a chance de apreciar os painéis. É mais uma maneira de aproximá-los dos passageiros e moradores locais.
 

A homenagem se estenderá às redes sociais da 99, bem como por meio de seu aplicativo, tendo o potencial de alcançar cerca de 20 milhões de passageiros e mais de 750 mil motoristas parceiros, em todo o Brasil.

Os vídeos e imagens dos painéis podem ser acessados neste link .

A realização da Mostra foi feita pela 99 e, para a curadoria e produção dos painéis, contou com o Instagrafite, que atua há nove anos no ramo da arte pública, criando e produzindo projetos que conectam marcas ou causas com pessoas pela arte e tecnologia. Além disso, teve o apoio da Outdoor Social, pioneira no trabalho de mídia externa nas comunidades com artistas locais, que ainda remunera financeiramente os proprietários dos muros e paredes que utiliza.
A realização da Mostra foi feita pela 99 e, para a curadoria e produção dos painéis, contou com o Instagrafite, que atua há nove anos no ramo da arte pública, criando e produzindo projetos que conectam marcas ou causas com pessoas pela arte e tecnologia. Além disso, teve o apoio da Outdoor Social, pioneira no trabalho de mídia externa nas comunidades com artistas locais, que ainda remunera financeiramente os proprietários dos muros e paredes que utiliza.
 

Não é a primeira vez que a 99 celebra a história de seus motoristas parceiros. Durante o Mês da Mobilidade de 2020, em setembro, a empresa lançou a mostra virtual "Pessoas e Cidades, Histórias em Movimento", em parceria com o Museu da Pessoa, em que motoristas e passageiros relatam suas próprias histórias em vídeoarte, que podem ser acessadas no site do museu (https://museudapessoa.org/exposicoes/historias-em-movimento-99).

 

Segurança
A homenagem aos motoristas se soma à preocupação da 99 com a segurança de seus parceiros e passageiros, levando uma mensagem de respeito. Em dezembro último, a empresa lançou o Guia da Comunidade 99, um manual produzido em parceria com o Instituto Ethos, referência na atuação em responsabilidade social empresarial no país. O Guia conta com capítulos sobre o combate à discriminação de mulheres, negros, comunidade LGBTI+, dentre outros grupos minorizados. O objetivo da iniciativa é promover mais respeito e diversidade aos mais de 20 milhões de passageiras, passageiros e motoristas parceiros do aplicativo. O material pode ser visto na íntegra aqui: https://www.guiadacomunidade99.com.br/inicio/
 

 

Ficha Técnica
Agência: CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL
Cliente: 99
Produto: Institucional
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Direção de Criação: Marcelo Rizério
Criação: Ricardo Alonso, Thomas Davini e Ayrton Bená
RTVC: Ana Paula Casagrande, Rafael Messias, Fernando Miranda Julia Oliveira
Planejamento: Luana Azeredo, Lucas Madeira, Mickaell Prass, Matheus Teixeira e Gustavo Araujo
Atendimento: Renata Wirthmann, Milena Braune, Tamyris Ferreira, Lucas Nabuco, Robson Miguel e Miriã Ferreira
Mídia: Rodrigo Medeiros, Victor Berto, Vitor Botelho, Fernanda Di Buono, Mariane Aquino, Beatriz Freitas e Henry Nepomuceno
Parceiro de mídia: Outdoor social e Instagrafite
Projetos: Nathália Beividas, Luciana Nogueira e Fernanda Wolff
Produtora: CURA
Diretor: Julian Eduardo
Diretor de Fotografia: Julian Eduardo
Produção Executiva: André Bernardes
Atendimento Produtora: André Bernardes
Montagem: Julian Ed
Curadoria Artística: Marina Bortoluzzi e Marcelo Pimentel
Produção Artística e Project Management: Instagrafite
Atendimento Artístico: Marina Bortoluzzi
Fotografia do Projeto : Marcelo Pimentel
Artistas das Pinturas: Raiz Campos (Manaus); Gugie Cavalcanti (Florianópolis) e Deneri (Goiânia)
Assistentes de Pintura: Baltazar da Silva de Oliveira (Manaus); Laura Loli, Felipe Álvaro, Rodrigo Gambin (Florianópolis); Jhony Robson dos Santos e Gustavo Crispim (Goiânia)
Produtores Locais: Alinne da Silva Ribeiro, Chermie (Manaus); Victor Moraes, Thiago Valdi (Florianópolis) e Larissa Pitman Santos (Goiânia)
Direitos da Música: zilladxg
Produtora de Som: zilladxg
Aprovação cliente: Juliana Biasi, Joana Alves, Thamiris Araújo, Cleber Paradela, Victor Aguiar, Giovanna Vitulli, Mario Raposo, Ana Verroni, Fernanda Camargo, Ellen Rocha, Thiago Nazato, Carla Salomão e Anselmo Baccarini.

 

Sobre a 99:
A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing ("DiDi"). O aplicativo conecta mais de 750 mil motoristas a 20 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a empresa oferece sete tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Poupa, categoria econômica de carros particulares disponível em horários de baixa demanda; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em algumas capitais do país – Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP); 99Entrega, categoria de entrega de itens pessoais presente em mais de 80 cidades do país; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em mais de 20 capitais do país; e 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil que oferece vantagens como descontos em corridas e pedidos de delivery, bem como o pagamento online de boletos de consumo (água, luz, gás etc.)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img