fique por dentro de floripa

- Eventos - Florianópolis recebe exposição fotográfica e palestra “De Peito Aberto”

09.10.2019

Florianópolis recebe exposição fotográfica e palestra “De Peito Aberto”

09.10.2019
Florianópolis recebe exposição fotográfica e palestra  “De Peito Aberto”
Foto: Divulgação Energia

Exposição promove conscientização sobre o câncer de mama e a importância da humanização da medicina por meio de imagens fotográficas e textos. A palestra também faz parte do projeto "De Peito Aberto".


Nesta quinta-feira (10/11), das 19h às 21h, ocorre a Palestra Interativa “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, no Cine Show, piso L4, cinema do Beiramar Shopping, Florianópolis. E até domingo (13/10) acontece a exposição fotográfica do mesmo projeto, no piso L2, também no Beiramar Shopping - a exposição abriu no primeiro dia da campanha "Outubro Rosa".

A Exposição sociocultural De Peito Aberto retrata homens e mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, além de colocar em foco a humanização da medicina em geral. 

Com exposição fotográfica, palestra e ações nas redes sociais, o projeto mostra a doença sob uma perspectiva mais humana e sensível – uma iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, após vivenciarem casos de câncer em suas próprias famílias.

Com mais de 70 exposições e 350 palestras pelo Brasil e ao redor do mundo, “De Peito Aberto” recebeu mais de oito milhões de visitantes, e aproximadamente 25 milhões de pessoas tiveram acesso às informações sobre o tema por meio da mídia. E mais de 15 milhões de internautas foram impactados pelo projeto nas redes sociais.

As imagens da exposição mostram as histórias de mais de 50 mulheres e alguns homens de todo o Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal e da Espanha, entre 18 e 90 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Elas captam as emoções vividas por essas “guerreiras e guerreiros” em cada uma das etapas do câncer. 

“De Peito Aberto” foi a única mostra convidada e exposta em toda a história na sede das Nações Unidas, em Nova York, durante o período da Assembleia Geral. Foi apresentada  em 2011, durante o Encontro Mundial de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis e a 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Durante o período da Exposição também irá acontecer a Palestra Interativa, em 10 de outubro de 2019, às 19h no Cine Show, piso L4, do Beiramar Shopping. O evento promove um diálogo em que os autores, pacientes, profissionais de saúde, familiares e a população em geral podem conversar sobre o tema. A informação ajuda a desconstruir mitos e paradigmas que envolvem a doença.

O Projeto “De Peito Aberto” tem como meta estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama e oferece informação de qualidade sobre a doença. Desde 2006, De Peito Aberto vem sendo apresentado em todo o Brasil e no exterior, e agora estará em Florianópolis no mês do Outubro Rosa.

Entre os vários temas que são colocados em foco na Exposição estão:

  • A humanização da medicina e a conduta médico-paciente

  • A relação entre pacientes, familiares e amigos

  • Os direitos de pacientes portadores de doenças graves

  • Como lidar com os fatores que afetam sua autoestima -- reconstrução mamária; perda de cabelo; modificações na aparência; ameaça à fertilidade; redução da libido, entre outros.

Realização, patrocínio e apoios

O Projeto “De Peito Aberto” é realizado pelo IDVH – Instituto de Desenvolvimento e Valorização Humana, que é membro da FEMAMA -- Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. 

Nessa nova jornada pelo sul do país, conta com o patrocínio da Droga Raia e da Novartis, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania. 

Em Florianópolis conta também com o apoio da AMUCC, importante organização que trabalha pelos direitos das pacientes com câncer; e do Beiramar Shopping.

Serviço:

Exposição fotográfica “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”

Período da Exposição: 1º a 13/10/19 

Local da Exposição Fotográfica: Beiramar Shopping – Piso L2 – área nova  - R. Bocaiúva, 2468 - Centro, Florianópolis - SC

Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h; Domingos das 11h às 22h.

 

Palestra Interativa

Dia 10 de Outubro, quinta-feira, das 19h às 21h – Palestra Interativa “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”

Local: Cine Show, piso L4, cinema do Beiramar Shopping.

 

Entrada Franca
Classificação: Livre

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Crianças ganham festa especial no Monte Serrat

17.10.2019

Crianças ganham festa especial no Monte Serrat

Observatório Social de Florianópolis promove evento para micro empresas

17.10.2019

Observatório Social de Florianópolis promove evento para micro empresas

Inovação na área de Segurança do Paciente será tema de DESIGNTHON promovido pelo Senac SC

16.10.2019

Inovação na área de Segurança do Paciente será tema de DESIGNTHON promovido pelo Senac SC

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.