fique por dentro de floripa

- Variedades - Florianópolis recebe festival internacional Dança em Trânsito

22.08.2019

Florianópolis recebe festival internacional Dança em Trânsito

22.08.2019
Florianópolis recebe festival internacional Dança em Trânsito
Foto: Guto Muniz

Com espetáculos de cias brasileiras e internacionais apresentados na rua e nos principais teatros de Florianópolis, Festival Internacional de Dança Contemporânea chega à quinta edição em SC nos dias 22 e 23/8

Principal evento de Dança Contemporânea em Santa Catarina e um dos mais relevantes do país, o Dança em Trânsito 2019 começa nesta quinta (22) em Florianópolis com apresentações gratuitas nos dois principais teatros da cidade: Ademir Rosa, no CIC, e Pedro Ivo. 

O festival começa já às 15h, com dois espetáculos no Centro de Artes da Udesc. Já o Teatro do CIC terá duas apresentações: Creme do Céu, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro), indicado para crianças, às 19h. Na sequência, às 20h30, será apresentado Café não é só uma xícara, também Grupo Tápias (Rio de Janeiro / Paris). O espetáculo estava previsto para sexta, mas foi adiantado para a noite desta quinta-feira (22). Já o Teatro Pedro Ivo recebe o duo francês Un ange passe-passe ou entre les lignes il y a un monde, da Cia À Fleur de Peau (Paris), às 20h30. Todas as sessões são grauitas. 
 

Na sexta-feira (23), a programação do festival vai para a rua: serão quatro espetáculos apresentados no Largo da Catedral, no Centro da Capital, às 13h: Bolero de 4, de João Neto (Salvador); O azul do céu me indetermina, da Cia Referência em Arte (Rio de Janeiro); I am not, Trânsito Cia de Dança (Genève, Suíça); e Al Borde, Maximiliano Sanford  (Madri, Espanha). 
 

Em 2019, o festival internacional circula por oito cidades brasileiras, além de Paris. Em SC, o circuito começa na Capital, depois segue para Capivari de Baixo e Alto Bela Vista.

Além de colocar em evidência a produção nacional e internacional da linguagem contemporâneo, o Dança em Trânsito tem o propósito de ocupar espaços públicos e paisagens urbanas por onde circula. Este ano, para além das apresentações nos teatros Ademir Rosa (CIC) e Pedro Ivo, quatro espetáculos serão no Largo da Catedral, no Centro, e dois no Centro de Artes da Udesc.

Dança contemporânea para crianças e diálogo com artistas estrangeiros

A cada edição, a curadoria do festival procura abrir espaço para a diversidade de temas e linguagens. Em 2019, elementos do circo estão presentes em mais de um trabalho, inclusive no espetáculo infantilCreme do Céu, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro), em cartaz no dia 22/8 no Teatro Ademir Rosa. A montagem, criada em 2017 na França, ganhou nova versão brasileira este ano e combina dança, teatro e videoarte. 

— São poucos espetáculos de dança contemporânea para crianças. É uma maneira de formar plateia, já que o público infantil brasileiro ainda não está tão acostumado a essa linguagem — comenta Giselle Tapias.

E o diálogo entre cias brasileiras e estrangeiras é também um dos pilares do evento. O ganho para o público se vê na oportunidade de assistir ao que há de novo, ver de perto companhias consagradas e espetáculos que dificilmente circulariam pelo Brasil. Para a classe artística, o intercâmbio resulta em aprendizado e parcerias.

Sobre o Dança em Trânsito

O Festival Internacional de Dança Contemporânea Dança em Trânsito é realizado há 17 anos no Rio de Janeiro e tem caráter itinerante. Há cinco anos tem edição também em cidades de Santa Catarina e há dois anos é realizado também em Paris, na França. Em 2019, o circuito começa no dia 8 de agosto, no Rio de Janeiro (8 e 17/8), depois vai para Maricá - RJ (18 a 20/8), Minaçu – GO (15/8), Florianópolis (22 e 23/8), Capivari de Baixo e Tubarão – SC (25/8), Alto Bela Vista – SC (27/8), Entre Rios do Sul – RS (28/8), Brasília (5 a 7/9) e termina em Paris (8 a 15/9).

 

Programação em Florianópolis

QUINTA, 22/8

15h30, no Ceart – Udesc
- Bolero de 4, de João Neto (Salvador)
- La Bambina Impertinente, de Cia SENSINTÉRIEURBRUT (Paris)

19h, no Teatro Ademir Rosa (CIC)
Creme do Céu, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro)

20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC)
Café não é só uma xícara, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro / Paris)


20h30, no Teatro Pedro Ivo
Un ange passe-passe ou entre les lignes il y a un monde, da Cia À Fleur de Peau (Paris)
 

SEXTA, 23/8

13h, na Praça XV de Novembro
- Bolero de 4, de João Neto (Salvador)
- O azul do céu me indetermina, da Cia Referência em Arte (Rio de Janeiro)
- I am not, Trânsito Cia de Dança (Genève, Suíça)
- Al Borde, Maximiliano Sanford  (Madri, Espanha)

 

Agende-se


Dança em Trânsito 2019
Quando: 22 e 23/8
Onde: teatros Pedro Ivo e Ademir Rosa, Ceart / Udesc e Largo da Catedral
Quanto: gratuito. Os ingressos para as apresentações nos teatros devem ser retirados na bilheteria uma hora antes 
Informações: www.dancaemtransito.com.br

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Especial Sinfônico Metallica por OSSCA e Phantom Lord dia 06 de outubro no CIC

15.09.2019

Especial Sinfônico Metallica por OSSCA e Phantom Lord dia 06 de outubro no CIC

BPSC receberá curso de extensão sobre literatura africana

15.09.2019

BPSC receberá curso de extensão sobre literatura africana

Confira a programação do 24º Festival Isnard Azevedo de 16 a 23 de setembro

15.09.2019

Confira a programação do 24º Festival Isnard Azevedo de 16 a 23 de setembro

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.