23.6 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

Florianópolis recebe testes coletivos de entidade global de superinteligência na primeira quinzena de dezembro

spot_img

Florianópolis recebe testes coletivos de entidade global de superinteligência na primeira quinzena de dezembro

spot_imgspot_img

Associação Mensa Brasil realiza avaliações para identificar superinteligentes na capital catarinense no 16/12

Exames são destinados às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior

Novembro de 2023 – A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, acaba de anunciar a retomada da realização de testes coletivos para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, popularmente chamadas de “superinteligentes”, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

A entidade promove no dia 16 de dezembro deste ano uma rodada de testes de admissão na capital catarinense, com avaliação de quociente de inteligência (QI). No total, 11 cidades serão contempladas com os exames da Mensa Brasil no mês de dezembro: Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), João Pessoa (PE), Jundiaí (SP), Macapá (AP), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São José dos Campos – Vale do Paraíba (SP) e Florianópolis (SC).

As avaliações são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior. O local e horário do teste são informados de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A Mensa Brasil recomenda aos governos brasileiros a adoção de sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas. Esta medida já é aplicada em diversos países, com resultados importantes e positivos.

Na visão da entidade, este modelo serviria de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, contribuindo para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil, contribuindo para a evolução destes indivíduos e beneficiando a sociedade brasileira.

Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o País. “A inteligência é ferramenta cada vez mais estratégica para o desenvolvimento e a evolução da sociedade, em todos os campos da vida humana. Por isso, precisamos identificá-la e fomentá-la no Brasil. Com isso, poderemos melhor aproveitar essas capacidades, em benefício dos indivíduos e da humanidade”, explica Sauaia.

“Trazer esse tema para a agenda nacional é fundamental para pessoas com alta inteligência, ao proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades e potenciais, muitas vezes desconhecidos pelas próprias pessoas, por seus familiares, seus professores e seus colegas de trabalho”, observa Sauaia.

Atualmente, a entidade possui mais de 3 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. Segundo mapeamento, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1369 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 335 pessoas, Minas Gerais, com 240, Paraná, com 229, e Distrito Federal, com 190.

Serviço

Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil

OBS – Local e horário são informados de maneira individual aos inscritos

Data: 02/12/2023

Belém – PA
Brasília – DF
Campinas – SP
João Pessoa – PB
Jundiaí – SP
Macapá – AP
Natal – RN
Rio de Janeiro Centro – RJ

Data: 09/12/2023

Porto Alegre – RS
São José dos Campos – Vale do Paraíba – SP

Data: 16/12

Florianópolis – SC

Para inscrições, acesse o website: http://www.mensa.org.br/

Sobre a Associação Mensa Brasil

Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.

Sobre a Mensa Internacional

Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, impendentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais