Florianópolis receberá, nos dias 10 e 11 de setembro, o Educasul, o maior evento Sul Brasileiro de Educação. O principal tema em debate na 11ª edição do evento é o projeto do Plano Nacional de Educação (PNE), que afirma que todas as escolas do país, públicas e privadas, deverão seguir um currículo único para educação básica. A proposta está em discussão e deverá estar pronta até julho de 2016. O evento será no Centrosul.
Segundo o Ministério da Educação a proposta não é engessar o ensino e caberá às instituições escolherem a linha pedagógica e a metodologia de ensino. Tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, de 1996, quanto o PNE, de 2014, determinam que o governo federal estabeleça os conteúdos a serem ensinados na educação básica. Atualmente Estados e municípios são responsáveis pela elaboração do currículo usado nas escolas públicas. Na rede privada, cada escola determina as expectativas de aprendizagem com base em livros didáticos e material apostilado.
Segundo o PNE o currículo comum é uma tentativa de garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem, mas as opiniões são divergentes. Por outro lado, especialistas acreditam que esta não seria uma política democrática de ensino, pois cada região possui suas singularidades.
trema importância para o futuro do ensino brasileiro. “ Será um debate muito rico e crítico, formado por uma elite de educadores e profissionais da área. O Educasul se consolidou como um evento referência na Educação Brasileira”, finaliza.
O que diz a legislação?
Tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, de 1996, quanto o Plano Nacional de Educação, de 2014, determinam que o governo federal estabeleça os conteúdos a serem ensinados na educação básica. A legislação abrange escolas públicas e privadas
Como funciona hoje?
Estados e municípios são responsáveis pela elaboração do currículo que será usado nas escolas públicas. Na rede privada, cada escola determina as expectativas de aprendizagem com base em livros didáticos e material apostilado
Qual a proposta do governo?
A partir de 2016, todas as escolas do país, públicas e privadas, deverão seguir uma base comum, com especificação do que deve ser ensinado em cada etapa da educação. Segundo o MEC, caberá às escolas escolherem a linha pedagógica e a metodologia de ensino.