fique por dentro de floripa

- Educação - Florianópolis sedia 3o Encontro Brasil de Mães e Pais Waldorf entre 25 e 27 de outubro

24.09.2019

Florianópolis sedia 3o Encontro Brasil de Mães e Pais Waldorf entre 25 e 27 de outubro

24.09.2019
Florianópolis sedia 3o Encontro Brasil de Mães e Pais Waldorf  entre 25 e 27 de outubro
Foto: Divulgação

Evento terá como tema central a construção de comunidades, uma das principais  bandeiras da pedagogia neste ano em que comemora 100 anos

Entre os dias 25 e 27 de outubro acontecerá em Florianópolis  a 3a edição do Encontro Brasil de Mães e Pais Waldorf, a ser realizado no Recanto Marista Champagnat.

O evento, que acontece em meio às comemorações  do centenário da Pedagogia Waldorf, é idealizado e coordenado por famílias de alunos  de escolas Waldorf de Florianópolis, e abordará temas  ligados à antroposofia e à pedagogia, com presença de  palestrantes reconhecidas no meio, como Ana Paula Cury,  fundadora da Escola de Pais da Escola Waldorf Rudolf Steiner;  Beatriz Camorlinga, tutora de escolas Waldorf  no Brasil e na América Latina,  e Walkyria Machado, consultora educacional, cientista social e formadora atuante na América do Norte e do Sul. Oficinas de argila, bordado,  arquearia chinesa, pintura euritmia e canto também fazem  parte da programação.

O  Encontro Brasil de Mães e Pais Waldorf é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas  até  27 de setembro pelo link: https://encontrobrasil.wixsite.com/iiiencontro

Programação:

25/10/19

“Encontro de Pais Waldorf: Como tudo começou...”, com Ana Paula Cury

Médica (Clínica Geral) de orientação Antroposófica. Fundadora da Escola de Pais da Escola Waldorf Rudolf Steiner.

 

26/10/19

"As várias faces dos limites e exercícios que ajudam a educar a vontade pelo amor" , com Ana Paula Cury

“Integração entre Pais e Professores”, com Beatriz Camorlinga

Professora de Classe do Ensino Fundamental da Escola Waldorf Anabá por mais de 20 anos. Tutora de escolas no Brasil e na América Latina. Formada em Ciências da Comunicação, Magistério, Pedagogia Waldorf, Dramaterapia e Psicopedagogia.

 

27/10/19

“Construindo Comunidade”, com Walkyria Machado

Consultora Educacional, Cientista Social e formadora atuante na América do Norte e do Sul. Mestra em Gestão de Escolas Waldorf e Desenvolvimento de Comunidade (Sunbridge College de Nova York). Formada em Artes Aplicadas Fiber Craft Studio (Threefold Educational Center, New York) e Dinâmica Espacial nos Estados Unidos. Atualmente atua como Gestora Pedagógica na Escola Waldorf Rudolf Steiner e como formadora no GITA (Centro Antroposófico de México).

 

Serviço

Data : 25 a 27 de outubro, 2019

Local: Recanto Marista Champagnat 

Estrada Sertão do Assopro, 505, Itacorubi – Florianópolis – SC CEP: 88062-002

Mais informações pelo e-mail: encontrobrasilwaldorf@gmail.com

 

OS 100 ANOS DA PEDAGOGIA WALDORF

A Pedagogia Waldorf foi idealizada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, em 1919, na Alemanha, e apontada pela UNESCO como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais.

Ela se baseia numa visão ampliada e completa do ser humano e de seu desenvolvimento, em que crianças e jovens são considerados em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que pertencem. Procura-se dar condições para que cada indivíduo descubra e alcance seu potencial e supere os seus desafios. 

 Após o fim da primeira Grande Guerra, os pais buscavam por valores mais humanos e uma nova pedagogia.  Por iniciativa dos fundadores Emil e Berta Molt, em setembro de 1919, em Stuttgart, iniciou-se a primeira escola Waldorf. Havia doze professores fundadores. Eles foram convidados por Rudolf Steiner para um curso de 14 dias, durante o qual, a partir do conhecimento antropológico do ser humano, trabalhou-se os fundamentos da Pedagogia Waldorf. Até meados do século XX, outras 34 escolas Waldorf foram fundadas: na Alemanha, Suíça, Holanda, Inglaterra, Noruega e Suécia, na Hungria e na Áustria, assim como nos EUA.

Na segunda metade do século, o movimento da Escola Waldorf consolidou-se e tornou-se uma pedagogia  amplamente praticada no mundo. Em alguns países, como Alemanha, Holanda e Escandinávia, as escolas Waldorf passaram a ser subsidiadas pelo estado, como escolas livres. Na maioria dos países, porém, os pais mantêm as escolas. Apesar da situação econômica nem sempre favorável, o movimento Waldorf cresceu. Em 1985, já havia 306 escolas em 23 países.

Atualmente existem cerca de 1100 escolas de Ensino Fundamental e Médio no mundo e mais de 2000 escolas de Educação Infantil. No Brasil, desde a fundação da Federação das Escolas Waldorf (FEWB) em 1998, houve um crescimento significativo de mais de 200%. Hoje são 88 escolas Waldorf filiadas e 200 em processo de filiação distribuídas em 21 Estados brasileiros, reunindo mais de 17.000 alunos e cerca de 1.700 professores. Para atender a busca por formação pedagógica Waldorf existem hoje 19 Centros de Formação distribuídos pelo país.

As escolas Waldorf formam a rede independente de educação que mais cresce no mundo.

Mais informações no site da Federação das Escolas Waldorf do Brasil  (FEWB): http://www.fewb.org.br/

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Colégio traz para Florianópolis carretas com exposições sobre a Amazônia e a Vida Marinha

18.10.2019

Colégio traz para Florianópolis carretas com exposições sobre a Amazônia e a Vida Marinha

Biblioteca premia leitores de 0 a 18 anos que mais retiraram livros em 2019

17.10.2019

Biblioteca premia leitores de 0 a 18 anos que mais retiraram livros em 2019

Alunos da Capital se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia

14.10.2019

Alunos da Capital se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.