21 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia conferência internacional sobre transferência de calor por ebulição

spot_img

Florianópolis sedia conferência internacional sobre transferência de calor por ebulição

spot_imgspot_img

Base da tecnologia de controle térmico ou resfriamento presente nas inovadoras células a combustível, e em processos como o controle térmico de satélites, a ebulição é tema de um evento internacional que será realizado de 3 a 7 de maio em Florianópolis. É a primeira vez que a Conferência Internacional sobre Transferência de Calor por Ebulição será realizada na América do Sul, reunindo pesquisadores e engenheiros para debater os principais resultados dos estudos sobre esse fenômeno físico em equipamentos necessários em diversas formas de produção e conversão de energia, entre elas a termoelétrica.

A organização é do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, com a chancela da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Os trabalhos aprovados para a Boiling 2009 foram escritos por quase 150 autores de 23 países. Treze palestrantes convidados apresentarão sínteses dos avanços e das perspectivas nas diferentes áreas envolvendo a ebulição e suas aplicações.

“A realização em nosso estado da Boiling-2009, pela primeira vez na América do Sul, acontece no mesmo ano em que o mestrado em Engenharia Mecânica da UFSC completa 40 anos. É, sem dúvida, uma feliz coincidência para o ensino e a pesquisa na área de engenharia em Santa Catarina e no Brasil.”, avalia o professor Júlio César Passos, integrante do Laboratório de Engenharia de Processos de Conversão e Tecnologia de Energia (LEPTEN/Boiling), ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, chair da conferência. Segundo ele, o evento é fruto do trabalho de muitos pesquisadores, engenheiros e técnicos, professores e estudantes de doutorado e de mestrado, em várias partes do mundo.

Não é por acaso que a organização do evento está a cargo da UFSC. Com cursos de graduação e de pós-graduação que são referências na área de Engenharia Mecânica, a UFSC vem realizando importantes pesquisas na área de ebulição e transferência de calor. Muitos dos resultados obtidos em doutorados, mestrados e projetos iniciação científica já foram publicados em periódicos internacionais.

A Boiling 2009 conta com o apoio do CNPq, da Capes e da Fapesc, além das empresas Usiminas, Eletronulear, Tractebel Energia e Leme-Tractebel Energia. Será realizada no Costão do Santinho Resort e Hotel.

Mais informações no site: http://www.boiling2009.com.br/. Também com o professor Júlio César Passos
(48) 3721-9379, r. 217 / e-mail: jpassos@emc.ufsc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img